Turma MB desvenda a beleza e a alquimia das cores, aromas e sabores dos alimentos

A turma do Maternal B, junto às educadoras Ana Paula, Lourdes e Natasha, vem desvendando a beleza e a alquimia das cores, aromas e sabores dos alimentos, por meio de experiências, brincadeiras, experimentações, histórias e pesquisas, em que “as linguagens do fazer e do pensar se entrelaçam”, construindo saberes em e na relação!

Visitar a horta da Escola e encontrar árvores frutíferas, explorar e experimentar alimentos cultivados pelos produtores da feira orgânica são oportunidades que têm encantado as crianças, que expressam suas observações:
“O pimentão é cheiroso!”
“O pimentão tem essas sementinhas bem pequeninas!”
“Tem pimentão vermelho e também verde!
“Hoje eu comi alface na minha casa!”
“A cebola tem casca e esses cabelinhos…”
“A cebola tem cheiro bom!”
“Quando eu como beterraba meu xixi fica rosa!”
“Tem que espremer o limão pra fazer suco!”
“O suco do Hulk tem que ter couve verde!”
“E pra fazer o suco do Aranha tem que ter melancia!”

Nesse contexto de explorações sensoriais, estéticas e culturais, desejamos ampliar as experiências das crianças, explorando também os espaços da nossa cidade. Para isso, escrevemos uma carta para os produtores da Feira Ecológica do Menino Deus, expressando nosso desejo em conhecer esse espaço. Com a visita já agendada, as crianças se envolveram na customização de sacolas ecobag que serão levadas à feira, que acontecerá na próxima semana! As sacolas foram enfeitadas pelos pequenos utilizando “carimbos naturais”, criados a partir da exploração de frutas, legumes e vegetais.
Para o educador italiano Aldo Fortunati (2009), “o prazer de explorar com as mãos e com os olhos, ativando itinerários de experiências, transformam-se em instrumentos que requerem a descoberta e a construção de novas e diversas modalidades expressivas e de conhecimento de mundo, fomentando a ação e o pensamento das crianças.”