Núcleo da juventude

Iniciamos o ano de 2020 com o compromisso de traduzir em ações as idealizações projetadas por um movimento contínuo de ressignificação da Escola como um todo, o qual emerge dos diversos encontros, diálogos e estudos junto aos estudantes, às famílias e aos profissionais do Colégio João XXIII. Somos uma comunidade que aprende e busca, cada vez mais, conectar-se com a sua essência e com os novos tempos, comprometendo-se com um projeto educativo humanista, democrático e inovador.

Nessa perspectiva, enquanto Equipe Técnica e Diretiva, compreendemos a importância de garantir a centralidade da infância e da juventude em seus processos de desenvolvimento humano como referência para uma nova arquitetura educativa e organizacional.

O Ensino Médio situa o aluno como produtor de conhecimento, promovendo o desenvolvimento de sua capacidade de investigação, de interação e de intervenção no mundo em que vive. A organização curricular proporciona ampla diversificação de estudos que estimulam a experimentação, a argumentação e a solução de problemas, entre outras habilidades e competências.

Nessa etapa conclusiva da educação básica o aluno é preparado não apenas para o prosseguimento em níveis de estudos mais complexos, mas também para a participação plena na sociedade. O Colégio João XXIII tem como principal fundamento o conceito de cidadania, a partir de uma abordagem pedagógica democrática, que preconiza a formação ética, bem como o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Os alunos do EM participam do Projeto Universidade, que proporciona aulas especiais, testes de interesse vocacional, palestras com profissionais de diversas áreas e visitas às universidades, entre outras atividades que auxiliarão suas escolhas.

O Núcleo da juventude também conta com o Conselho de Alunos e o Grêmio Estudantil.

Projetos do Núcleo da Juventude:

Astronomia: Um mundo muito além do nosso planeta

O projeto tem por propósito relacionar conceitos estudados em diferentes componentes curriculares sobre o viés da Astronomia, evidenciando, assim, a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Com frequência, conceitos científicos são envolvidos nos estudos dando maior embasamento teórico.

Banda J23

Desde de 2012, o Colégio conta com mais uma atividade diferenciada e extracurricular, a “Banda J23”. Coordenado por professores de Música e formado por alunos do 8º ano até o EM, o grupo se reúne uma vez por semana, em uma sala de aula específica que, nessa hora, vira um “estúdio” com microfones, instrumentos e “cantores”. A iniciativa também integra o “Canta João”.

Conselho de Alunos

O Conselho de Alunos, mais conhecido como CA, se renova anualmente e é formado pelos representantes de turma a partir do 5º ano até o Ensino Médio. O grupo tem o compromisso de dar voz aos interesses, às sugestões e ou reinvindicações dos estudantes por meio de reuniões mensais com a Direção, orientadoras educacionais, psicóloga e participantes do Grêmio Estudantil. Um dos espaços mais queridos do João XXIII, o Campão, surgiu através de sugestão do CA. Ações solidárias como doações para instituições carentes e projetos ambientais também fazem parte das atividades do grupo.

Grêmio Estudantil do João – GEJ

O Grêmio Estudantil representa os interesses dos alunos no Colégio. No João XXIII, o GEJ atua também no entorno da comunidade escolar, palestras e preparando encontros para discutir assuntos de interesse dos alunos. Intensificar a participação responsável dos alunos nas atividades da Escola na busca da defesa de seus interesses, é o principal objetivo do Grêmio.

Gincana do Grêmio

A Gincana é uma atividade de integração organizada pelo Grêmio Estudantil com o apoio da Orientação Educacional do Ensino Médio. Geralmente realizada em outubro, a Gincana, além de mobilizar os alunos para a resolução de desafios em equipe, privilegia o desenvolvimento da autonomia, tomada de decisões em grupo e senso de coletividade; estimula o convívio de estudantes de níveis diferentes, pois cada equipe é formada por alunos de séries variadas do Ensino Médio.

Rolar para cima