Fundação Educacional João XXIII

A Fundação Educacional João XXIII foi criada em 1968, quatro anos depois da criação da Escola. É uma entidade sem fins lucrativos, administrada por pais, mães ou responsáveis, que em sua criação inicial tinha seus representantes eleitos entre seus pares em cada turma, formando o Conselho Deliberante (CD).

A Fundação Educacional João XXIII – mantenedora do Colégio – é gerida, em caráter voluntário, por uma Diretoria Executiva, constituída pelos responsáveis dos estudantes da Escola e eleita pelo Conselho Deliberante, órgão decisório máximo que integra representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.

Atualmente tem como seus órgãos de administração o Conselho Deliberante (CD), a Diretoria Executiva (DE) e o Conselho Fiscal (CF), além de suas equipes de profissionais e entidades de representação vinculadas.

O Conselho Deliberante tem caráter resolutivo, regulamentador, propositivo e fiscalizador, nos termos do Estatuto Social, tendo como parte integrante, além dos pais, mães ou responsáveis, os membros das entidades de representação da Associação dos Profissionais (APJ), o Grêmio Estudantil (GEJ) e o Conselho de Alunos (CA) do Colégio João XXIII.

A Diretoria Executiva é constituída por responsáveis dos alunos do Colégio João XXIII, exercendo seus cargos de forma voluntária, sem quaisquer ônus para a Escola. Os cargos de Presidente e de Vice-Presidente devem ser preenchidos por meio de eleição, sendo os candidatos integrantes do Conselho Deliberante. Já os cargos das Diretorias de Infraestrutura e Patrimônio, Jurídica, Comunicação e Financeira são indicados pelo Presidente da Fundação e homologados na reunião do Conselho Deliberante.
O Conselho Fiscal é um órgão que assessora o Conselho Deliberante e a Diretoria Executiva, através de seus pareceres no exame do Orçamento Operacional anual da Fundação, Balanço Patrimonial, Ratificação de Orçamento e outras matérias de natureza econômica ou financeira que lhe forem submetidas.

O modelo de gestão comunitária por meio dos pais, mães ou responsáveis busca a transparência e a democracia no processo decisório e, por isso, é tão importante a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, observando sempre o espaço que cada um ocupa, visando à sustentabilidade da Fundação.

As reuniões do Conselho Deliberante são abertas à toda comunidade, podendo ser realizadas de forma presencial ou virtual, ordinariamente na última terça-feira do mês e extraordinariamente em qualquer data, com início às 19h e previsão de término às 21h30. As pautas são divulgadas com antecedência (previsto no Estatuto Social e Regimento Interno da Fundação) por meio de convocações e convites à comunidade. Os temas debatidos nas reuniões, quando necessária votação, são votados apenas pelos conselheiros titulares eleitos e os representantes das entidades de representação indicados.

Atual gestão:

A Diretoria Executiva eleita pelo Conselho Deliberante no final de 2023 tomou posse em janeiro de 2024. Sua atual composição é formada por pais e/ou mães do Colégio, conforme a nominata abaixo:

Diretoria Executiva – Gestão Janeiro/2024 – Dezembro/2025*

  • Presidente: José Carlos Monteiro da Conceição
  • Vice-presidente: Ricardo Kuchenbecker
  • Diretora Financeira: Cibele Martins Almeida de Oliveira
  • Diretora de Infraestrutura e Patrimônio: Joice Pavek Figueiró
  • Diretor Jurídico: Beatriz de Lima Abrahão
  • Diretor de Comunicação: Valmira Félix de Mello

(*) Eleita na reunião Extraordinária do Conselho Deliberante Nº 603/23, com mandato de 01/01/2024 a 31/12/2025.