Fundação Educacional João XXIII

Fundação Educacional João XXIII é administrada pelos pais, mães ou responsáveis eleitos pelas turmas formando o Conselho Deliberante. Criado em 1968, quatro anos depois da fundação da Escola, o Conselho, é focado em decidir sobre os fatos da vida do Colégio nas áreas administrativa e financeira. 

Com mandato de dois ou de três anos (se eleito na 1ª série do Ensino Médio) cada conselheiro e seu suplente é eleito por uma turma da Escola e é responsável pela eleição da Diretoria Executiva formada por Presidente, Vice-Presidente, Diretorias: Financeira, Jurídica, Patrimônio e de Comunicação. Os cargos da Diretoria Executiva são exercidos voluntariamente, sem quaisquer ônus para a Escola. Os cargos de Presdiente e de Vice-Presidente devem ser preenchidos por integrantes do Conselho Deliberante. 

O modelo de gestão por meio dos pais busca a transparência e a democracia no processo decisório e, por isso, também, é tão importante a participação das famílias na vida escolar de seus filhos.

As assembleias/reuniões do Conselho são abertas à comunidade e realizadas de forma ordinária na última terça-feira do mês, com início às 19h30min. As pautas são divulgadas com antecedência por meio de murais e informativos do Colégio. Apenas o Conselheiro eleito ou seu suplente, podem votar. Eventualmente, são realizadas assembleias extraordinárias, para fins específicos. 

As reuniões de eleição para a renovação parcial da composição do colegiado acontecem no mês de maio de cada ano. A renovação apenas parcial privilegia e viabiliza a continuidade na Administração. 

Atual gestão:

A atual composição da Diretoria Executiva foi eleita pelo Conelho Deliberante  no final de 2019, tomando posse nas funções em janeiro de 2020. A atual composição da Direção Executiva – todos são pais ou mães da Escola – é a seguinte:

Diretoria Executiva – Gestão Janeiro/2020 – Dezembro/2021

  • Presidente: Aline Carraro Portanova *
  • Vice-Presidente: Viviane Rosa Clavijo
  • Diretora Financeira: Danielle Barcos Nunes
  • Diretora de Obras e Patrimônio: Joice Pavek Figueiró
  • Diretor Jurídico: Amarildo Maciel Martins
  • Diretora de Comunicação: Márcia Gomes

(*) Eleita Presidente na Reunião Ordinária do Conselho Deliberante Nº 538/19, com mandato de 01/01/2020 a 31/12/2021.

Comitês Temáticos:

ProjetoE-mailRepresentanteReuniões
Projeto João 2023[email protected]ALINE CARRARO PORTANOVA – Presidente (Líder do Projeto)
Captação e Fidelização[email protected]JOSÉ CARLOS MONTEIRO DA CONCEIÇÃOTerças-feiras – 14h
Comunicação[email protected]Márcia GomesSegundas-feiras – 16h (reuniões quinzenais)
Filantropia[email protected]AMARILDO MACIEL MARTINS – Coordenador da Comissão de Filantropia e Diretor JurídicoPor demanda
Governança[email protected]ALINE CARRARO PORTANOVA – PresidenteSextas-feiras – 17h15min
Infraestrutura[email protected]JOICE PAVEK FIGUEIRÓ – Diretora de PatrimônioQuintas-feiras – 17h30min
Inovação e Qualidade do Ensino-Aprendizagem[email protected]CLARA COELHO MARQUES – Direção Pedagógica / Equipe TécnicaQuintas-feiras – 19h
Outras Fontes e Custos[email protected]A definirSegundas-feiras 8h – (a definir)
Relacionamento Socioambiental[email protected]DEMÉTRIO LUÍS GUADAGNINQuintas-feiras – 17h30min (a definir)
Satisfação e Qualificação[email protected]ISADORA MEDEIROS CECILIO – Apoio Administrativo / RHSegundas-feiras – 9h30min
Núcleo de Formação, Atualização, Pesquisa, Inovação e Tecnologia (NFAPIT)[email protected]HILDAIR GARCIA CÂMERA/ CRISTIANO HAMANN Equipe técnica e Psicólogo InstitucionalSextas-feiras – 9h
Rolar para cima