A Câmara Municipal de Porto Alegre fez uma homenagem aos 60 Anos do Colégio João XXIII em sessão solene realizada em 26 de agosto de 2024. Compareceram ao plenário membros da comunidade escolar, como a Diretora, Paula Poli, a Vice-diretora, Maria Aparecida Hilzendeger, o Presidente da Fundação Educacional João XXIII, José Carlos Monteiro da Conceição, a Diretora de Comunicação, Valmira Melo, bem como membros da Equipe Técnica, estudantes e Profissionais dos apoios Pedagógico e Administrativo. A solenidade foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely, ex-aluno da instituição, e o vereador Everton Gimenis.
Na tribuna, Paula discursou sobre a história da entidade e a proposta pedagógica que, desde o princípio, diferenciava-se das demais instituições de ensino que existiam na cidade. “Os fundadores propunham uma escola de educação compartilhada entre família e escola. Uma proposta educacional audaciosa e inovadora”. O Colégio, fundado em 1964, foi, primeiramente, denominado Instituto Educacional João XXIII, cujas diretrizes sempre foram baseadas na construção de valores sociais e em uma pedagogia progressista, humanista e democrática.
Paula também destacou os avanços recentes do João e a luta contra o racismo, com iniciativas e campanhas para mitigar as desigualdades no âmbito da Escola. “O João nasceu da cooperação e até hoje dela sobrevive. Nossa missão está alicerçada nos pilares da responsabilidade, da liberdade, do trabalho e da solidariedade.” Ao final de seu discurso, a Diretora fez menção à presença das três estudantes (hiperlink da matéria) que conquistaram a medalha de prata na etapa final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada em Campinas (SP).