Alunas do 8º ano conquistam, pela primeira vez, medalha de prata na ONHB disputada em São Paulo

Enquanto a comunidade escolar comemorava os 60 anos da Escola na Jornada Matemática & Científica e no Feijão, três alunas do Ensino Fundamental, Helena Wirth (8E), Manuela Nunes (8E) e Maria Clara Callegaro (8A), disputavam a final da 16ª Olímpiada Nacional de História (ONHB) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, acompanhadas da Professora de História Adriana Costa e ao lado de outras 340 equipes de diferentes regiões do país. Esta foi a primeira vez que o Colégio João XXIII conquistou uma medalha na final da competição. As vencedoras faziam parte da equipe “As três historiadoras”, uma das onze inscritas pelo Colégio João XXIII, e ressaltaram que esta conquista se deu pela troca com os demais grupos inscritos pela Escola na ONHB deste ano. “Foi muito importante, em cada fase, participar da preparação com os outros alunos e com as monitoras, Larissa Neumann e Manuela Fontana (ex-alunas formadas em 2023, que disputaram mais de uma final pela ONHB).

A Coordenadora Pedagógica do 5º ao 8º ano, Ianne Godoi, afirma que uma das marcas do João XXIII é a formação na área de Ciências Humanas, e as estudantes comprovaram isso, com dedicação, estudo e empenho. “Agradecemos aos Professores envolvidos nesta grande conquista, Patrícia, Adriana e Cadu, pelo preparo neste percurso de aprendizagem tão intenso e significativo para as estudantes. Um reconhecimento também para as demais equipes participantes e para as ex-alunas Lari e Manu, que atuaram ativamente como apoio”, destacou.

Helena faz coro ao agradecimento: “as aulas preparatórias ajudaram muito. A gente não fazia ideia de como era a prova na final. Um dos assuntos que ‘caiu’ foi o que estudamos com o Cadu sobre o manto Tupinambá, fizemos em aula a descrição da imagem”. Manuela diz que a “ficha ainda não caiu até agora”. Já Maria Clara conta que elas não ficaram muito nervosas: “a Professora Adriana nos tranquilizou, dizendo que só de a gente estar lá era uma conquista muito grande! Conversamos e nos divertimos no hotel para relaxar a cabeça e não ficar pensando só na Olimpíada”.

Para Adriana, a participação na ONHB foi um grande desafio. “Fiquei muito contente em poder contribuir um pouquinho com o trabalho iniciado pela professora Patrícia. No entanto, a Coordenadora Ianne e eu sabíamos que preparar para a final era um momento crucial. Por isso, solicitei a ajuda do professor Cadu, que foi excelente para as meninas e para mim”.

O que aprendemos com a ONHB?

O João sempre estimula a participação dos estudantes em Olimpíadas do Conhecimento pela experiência de aprendizagem que momentos como esse representam. Orgulhosas, Helena, Manuela e Maria Clara contam que adquiriram outras conquistas: “Sinto que no início da Olimpíada nós tínhamos dificuldade em formular um texto. Depois das aulas preparatórias, nós adquirimos essa habilidade de fazer uma produção textual, no contexto da História, mais facilmente”, conta Helena. “Ajuda nas aulas de Português, de História, amplia nosso vocabulário”, relata Maria Clara. “Agora, as aulas de História estão muito mais fáceis”, brinca Manuela.

Equipe “As três historiadoras” finalista da OHNB:

Helena Dewes Wirth – Turma 8E

Manuela Brezezinski Nunes – Turma 8E

Maria Clara Sandri Callegaro – Turma 8A

Pular para o conteúdo