Arrivederci! Estudantes italianas finalizam intercâmbio no Brasil e se despedem do João  

Cinzia Rizzi e Sonia Falcocchio, que passaram seis meses na turma 2ª Série E do Colégio João XXIII despediram-se de nossa comunidade escolar na última quarta-feira, 20 de julho. “No dia do amigo, elas vieram dar tchau para nós. Com certeza, a simpatia e doçura dessas meninas ficarão em nossas lembranças”, contou o Supervisor de Patrimônio, Ubirajara Tamaratã Pereira, o Bira. Quem também voltou ao João para se despedir da temporada em solo brasileiro foi o italiano Emanuele Cunico, que foi recebido em maio deste ano e estudou na turma 3ª Série A.  

Cinzia e Sonia chegaram ao Brasil em fevereiro e foram acolhidas no João no mês de março, em um intercâmbio High School pela ONG AFS Intercultura, com duração de seis meses. Os três já estão na Itália. Em mensagem de whatsapp para o Bira, Sonia contou que está sentindo um choque cultural: “Eu sorri para uma pessoa na rua e ela não sorriu de volta”, contou.  

Cinzia é natural de Barletta, na região da Puglia, parte sul da Itália; já Sonia é de Milão, uma metrópole ao norte do País, na região da Lombardia. Aqui no Brasil, Cinzia está hospedada na casa de uma família que mora na Cidade Baixa e Sonia no Bairro Teresópolis. Ambas as famílias voluntárias têm filhos estudando no Colégio João XXIII, o que impera para a adaptabilidade das estudantes nesse novo contexto sociocultural. 

Intercambistas no João 

O Colégio João XXII é mantido pela Fundação Educacional João XXIII, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS na área de educação, desta forma ofertando bolsas de estudo, conforme vagas disponíveis. Com relação às bolsas destinadas aos intercambistas, o Colégio cobre o valor do Ensino (mensalidade escolar), ficando por conta da família do intercambista, agência, programa ou família hospedeira os demais custos de alimentação, transporte, material e atividades de campo. 

O primeiro contato da agência ou família brasileira com o Colégio se dá pela Secretaria Escolar, que verifica a disponibilidade de recebimento dos/as estudantes. A partir deste momento, a Direção Pedagógica e a Coordenação do Núcleo verificam a disponibilidade de vagas, turmas e o período do intercâmbio. Após autorização, a Secretaria encaminha os documentos de aceite e os demais documentos necessários para a concessão da bolsa. 

A Secretaria ainda conta que o Colégio recebe intercambistas desde 2005. O primeiro estudante foi da Finlândia e estudou na 2ª e 3ª série do Ensino Médio; de março a julho de 2009 o Colégio recebeu um estudante da Alemanha, na 2ª série; já em 2011 foi um estudante do Estados Unidos (EUA), também na 2ª série. 

Em 2016, o Colégio recebeu no 6º ano do Ensino Fundamental uma estudante da Alemanha, no mesmo ano também recebeu uma estudante de Joãozinho Legal (turno inverso) – 2º ano. Em 2018 e 2019, uma estudante da Alemanha estudou na 1ª e 2ª séries do João, e em 2019 e 2020 uma estudante da Itália, na 2ª e 3ª série. Em 2021, em virtude da pandemia, não tiveram intercambistas na Escola. 

Pular para o conteúdo