Neste domingo (05/11), foi aplicada a prova do Enem, que trouxe 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação para os mais de 3 milhões de estudantes do Brasil. Para os 68 alunos e alunas do João, o tema da redação deste ano não foi novidade. Isso porque a temática foi proposta em sala de aula pela Professora Josiele Medeiros durante atividade avaliativa. “Nossas aulas de Redação são estruturadas de modo a desenvolver a proficiência escrita dos estudantes: realizamos a leitura e a análise de propostas, organizamos as ideias, elaboramos o rascunho e, finalmente, redigimos a versão final do texto. No grande grupo, discutimos constantemente temas de relevância social, contribuindo para a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes”, explica Josi, como é carinhosamente chamada pelos estudantes.
Josi defende, ao lado dos demais docentes do João, que a proposta de redação do Enem 2023 contempla um debate importantíssimo e lança luz, mais uma vez, sobre os Direitos Humanos: “O trabalho de cuidado, realizado especialmente por mulheres, é um problema a ser enfrentado hoje, a fim de que possamos reconhecer este trabalho, valorizá-lo e redistribuí-lo. Em nossa última produção escrita, pudemos examinar a proposta ‘Os desafios da economia do cuidado na sociedade brasileira’, cuja coletânea punha em questão o papel das mulheres nesta problemática, sem esquecer de marcadores de diferença, como raça e classe”.
Segundo Josi, para esse estudo, foram lidos trechos de “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”, escrito por Bela Gil, e “Economia Donut: uma alternativa ao crescimento a qualquer custo”, da economista Kate Raworth, e feitos diálogos com outras relevantes intelectuais, como a filósofa Silvia Federici e as consagradas autoras brasileiras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.
A estudante Luana Kindell, da turma 3I, conta que a primeira coisa que fez ao receber a prova foi abrir a redação para saber qual era o tema: “Me deu uma felicidade imensa ver que era exatamente o último tema que trabalhamos com a Josi em aula. Foi um momento de alívio que ajudou muito a trazer tranquilidade para resolver a prova”. Paulo Gabriel, também da 3I, deixou a apreensão de lado ao se deparar com o tema proposto na redação do Enem: “Essa experiência aumentou exponencialmente minha confiança e facilidade na redação do Enem, e devo tudo à orientação da Professora Josiele Medeiros”, comemora.
“Com alegria, encerramos este primeiro dia de prova com a certeza de que todos os componentes de nossa escola contribuem para a formação humana e cidadã de nossos estudantes, instigando-os a projetar novos mundos, mais democráticos e plurais”, finaliza a Professora.
No próximo domingo (12/11), os estudantes responderão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.