São 58 anos de uma história de amor, iniciada pelas mãos de quatro educadores que tinham um sonho: fundar um Colégio para educar com responsabilidade, solidariedade e respeito. E isso aconteceu em tempos sombrios, em meio ao início de um período turbulento, quando o Brasil mergulhou na ditadura. A comemoração no dia do aniversário do João mostra que o sonho dos quatro amigos transformou a realidade de muitos jovens, famílias, professores e profissionais que encontram aqui valores e acolhimento. Nossa comunidade escolar se reuniu para um lanche coletivo na hora do recreio, estendido em razão da data, para cantar os parabéns.
Pela manhã, os jovens deram um verdadeiro show durante as apresentações das bandas do Colégio, tocando sucessos que empolgaram a todos. O Professor Isac Soares convidou também os estudantes do 5º e 6º ano para cantarem uma música africana que encantou crianças e adultos. Além deles, o estudante Gabriel Rodrigues tocou seu violoncelo.
Em meio à música e à integração da comunidade, alunos, professores e profissionais cantaram parabéns e confraternizaram ao redor das mesas com o lanche coletivo em mais uma manhã ensolarada e feliz.
A tarde também reservou um momento especial na hora do recreio. Os professores de Música, Bob e Ana Maestri, foram os responsáveis por animar as crianças com as letras da banda “Nenhum de Nós”, que havia se apresentado no dia anterior no Colégio, e por puxar os parabéns. Acompanhados por um coro muito alto, eles entoaram o hino do João.
Na sequência da comemoração, os estudantes do 4º ano apresentaram à comunidade o seu mais novo projeto: “Amor no Cabide”, no qual colocaram algumas de suas roupas em uma arara para doação aos filhos dos profissionais da Escola. Também colocaram araras no lado de fora da Escola, na calçada, para quem passar pela rua, e na Escola Brigadeiro Silva Paes. Alguns alunos do 3º ano subiram ao palco para apresentar as novas estrofes que criaram para o Hino do João, uma proposta da Professora Ana em comemoração ao aniversário do Colégio. Os alunos do 2º ano também contribuíram para a festa e espalharam bilhetinhos de amor por toda a Escola.
Destaque para o bolo
Não existe parabéns sem bolo, e ele foi um dos destaques da festa! A equipe de dinamizadoras e crianças do Joãozinho Legal se dedicou a montar um bolo de três andares, com fotos de momentos significativos vividos dentro do João. No primeiro andar do bolo, havia um Fusca estacionado, fazendo referência ao prêmio da Gincana Ipiranga, que possibilitou a compra do terreno da Escola. Um grande número 58 acomodava as velas. A decoração do bolo trazia ainda um globo com palavras como “Liberdade”, “Amorosidade”, “Democracia” e “Diversidade” em destaque e uma árvore que tinha como frutos livros e algumas palavras como “Sabedoria”, “Afeto”, “União” e “Família”.