Em uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA), um grupo de profissionais do João doou sangue na última quinta-feira, 7 de março. A ação foi feita em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul. As doações foram feitas nos turnos da manhã e da tarde, contemplando o turno inverso de trabalho de alguns profissionais.
De acordo com Paola Carrilho, integrante da CIPAA, a primeira mobilização do tipo promovida pela Comissão foi organizada em 2021. “O sentimento de poder fazer algo que pode ser transformador na vida de outras pessoas é incrivelmente especial. Fazer isso coletivamente dá um calorzinho do coração ainda maior!”, afirma a Profissional, que atua no setor Financeiro do Colégio.
1 doação pode salvar até 4 vidas
Você sabia que uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue em seu corpo e que cada doação realizada retira, no máximo, 450 ml? Além disso, uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas. Pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, são as que mais precisam desse cuidado. No texto abaixo, você vai saber mais detalhes sobre o assunto, como os principais requisitos para realizar a doação de sangue, atualizações do tema em nosso país e outras informações importantes para ser um doador frequente.
[icon name=”external-link-alt” prefix=”fas”] Clique aqui para acessar os locais onde você pode doar sangue em Porto Alegre.
Quem pode doar sangue?
Para a segurança e saúde de todos, alguns requisitos básicos são exigidos para a doação de sangue:
Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável legal, ambos portando documento oficial com foto. Para a primeira doação, são aceitos candidatos de, no máximo, 60 anos.
- É preciso ter peso superior a 50 kg.
- Portar documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional).
- Ter evitado bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.