Clube de Ciências retoma atividades

O projeto tem como objetivo a alfabetização científica e a educação pela pesquisa com uma prática da ludicidade, autonomia e protagonismo dos estudantes.

Nas últimas semanas, os estudantes puderam inscrever-se nos clubes do Colégio João XXIII. Um deles é o Clube de Ciências, coordenado pelo Prof. Guy Barcellos, de Ciências. O projeto ocorre quinzenalmente nos turnos da tarde (sala 302), nas segundas-feiras, das 16h10min até às 17h, para as turmas do Ensino Médio, nas quartas-feiras das 13h20min às 14h10min, para as turmas de 6º e 9º ano e, nas quintas-feiras para 7º e 8º, das 16h às 16h50min.

De acordo com o professor Guy Barcellos, o Clube trabalha sob dois eixos: direitos humanos e sustentabilidade, e esse projeto está em conformidade com os 17 objetivos da agenda da ONU para 2030.

Claro que nós vamos sempre atender aos anseios e curiosidades dos alunos, mas, sempre que possível, os temas estarão relacionados a assuntos que estão agora sendo debatidos pela sociedade, temas urgentes e necessários como a mudança climática. Então, um dos enfoques do Clube também é trabalhar pesquisas dentro do âmbito de mitigação e compreensão da mudança climática”, salienta.

As aulas do Clube de Ciências para o Ensino Médio iniciaram com sondagens para que seja possível analisar quais habilidades e competências os estudantes possuem, em um processo de construção coletiva do projeto final. Além disso, o professor conta que outra proposta é convidar estudantes de escolas públicas para participarem dos encontros, um intercâmbio cultural e científico entre estudantes de diferentes instituições.

A ideia é que esse espaço possa ser compartilhado com outras escolas e, nesse intercâmbio, que os alunos possam aprender e ensinar junto a colegas de outros contextos, enriquecendo o diálogo, estimulando a diversidade e a democratização do conhecimento. É uma proposta de trabalho para além dos muros da escola, de um espaço dos alunos e para os alunos, mediado por professores, em que se exalta a alegria de aprender”, salienta Guy Barcellos.

Nas primeiras aulas do Clube para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), os estudantes estão aprendendo sobre os fundamentos e a utilização dos instrumentos de laboratório. Futuramente, Guy avalia que as atividades sejam pautadas pelos interesses dos estudantes, principalmente as atividades práticas e experimentais.

“Não se trata de uma atividade curricularizada. O Clube de ciências faz parte do currículo, mas o currículo do Clube de Ciências, o percurso, é construído em diálogo com os alunos. Então, a ideia é que ele possa atender as curiosidades epistêmicas que os estudantes vierem a apresentar através dessas conversas e de um fórum que será um espaço para a escolha das pesquisas, saídas de campo e dos experimentos que vão ser desenvolvidos”, finaliza o professor.

Laboratório ressignificado

O Clube está localizado no novo Laboratório de Ciências 2, na sala 302, no subsolo do Prédio 3. Nesse espaço, os estudantes terão acesso a todos os aparelhos de laboratório, vidrarias , reagentes, microscópios ópticos e estereoscópicos, equipamentos de precisão, peagâmetros, modelos de seres vivos, estruturas celulares e destiladores para a extração de óleos vegetais com finalidades variadas.

Mas não foi só isso que mudou, em 2021 as atividades do Clube foram na modalidade online, em um espaço virtual de Ciências, alfabetização científica, ludicidade e muitas ideias, desde diálogos de atualidades na pesquisa até filosofia da ciência. Hoje, além de tudo isso, é um espaço de encontro e construção de conhecimento, de construção democrática do conhecimento.

Pular para o conteúdo