A aula desta quarta-feira, 22 de junho, foi especial no Clube de Produção Audiovisual. O Professor Lucas Kinoshita convidou Kiko Ferraz para uma conversa com os jovens que frequentam o Clube. Além do bate-papo, ao final do encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de “brincar com a voz”, dublando uma cena do desenho “Os Incríveis”, da Disney. Kiko Ferraz é proprietário da maior empresa de áudio para audiovisual do Rio Grande do Sul, a KF Studios (antiga Kiko Ferraz Studios). Ele também é locutor da Disney, sendo a voz oficial do canal Nat Geo (National Geographic Brasil). Como dublador, ele participou de diversos games, dublando, por exemplo, a voz de Darth Vader no game Star Wars Battlefront. Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e em “Recording Engineering” pelo Musicians Institute, de Hollywood, Kiko é professor da ESPM desde 2007, ministrando as disciplinas de Produção Audiovisual e Produção de Som.
Com todo esse currículo fica fácil entender como ele prendeu a atenção dos estudantes, que ouviram um pouco da trajetória profissional de Kiko, especialmente o início da carreira. “Tudo começou quando, antes dos meus três anos de idade, eu ganhei um gravador”, revelou Kiko. Ele contou que sempre foi apaixonado por som e que usava o gravador em todos os lugares, inclusive quando assistia aos jogos de vôlei das irmãs, que competiam em um clube de Porto Alegre. “Naquela época, as pessoas já diziam que minha voz era grave e que eu tinha que ser narrador”, contou. De fato, ele achou que seria jornalista esportivo, mas cursou Publicidade e Propaganda, quando descobriu que era possível trabalhar com som e áudio, como via a irmã fazer nos comerciais que trabalhava. Foi assim que ele começou a estagiar em umas das maiores produtoras de vídeo do Brasil.
Dentro da produtora, ele teve a oportunidade de dar voz a um comercial. Em uma locução guia, um simples teste agradou o cliente que revelou que era justamente o que queriam. Na inesperada pergunta do estudante:“Tem o comercial aí para a gente ver?”, Kiko teve a chance de rever a primeira locução que fez para um comercial de TV de uma marca de refrigerante. Depois, descobriu sua paixão pelo áudio e investiu na profissão de locutor e dublador.
Ele também compartilhou um dos momentos marcantes da carreira, que foi quando recebeu um e-mail em espanhol com um convite para fazer um teste para ser o locutor do canal Nat Geo. Kiko frisou o quanto se empenhou para o teste, gravando e regravando até chegar ao resultado que queria. “O que fica desta história do Kiko? Quero que vocês guardem que ele abraçou aquela oportunidade. Ele poderia ter pensado ‘ah, vai ser muita gente, não tenho chances, nem vou tentar’. Mas ele acreditou, se empenhou e conseguiu. Precisamos aproveitar as oportunidades, acreditar em nós e dar o nosso melhor…sempre!”, frisou o professor Kino.
Ao final do encontro, o convidado oportunizou um momento de prática, convidando a todos para dublarem a cena do filme “Os Incríveis”. Os jovens aproveitaram e curtiram esse momento e também colocaram em prática o que ouviram de Kiko, pois acreditaram no seu próprio potencial e deram o seu melhor.