O processo eleitoral inicia-se hoje e irá até às 22h, através da plataforma Moodle- João 24h
A chapa inscrita para concorrer ao Grêmio Estudantil 2022 chama-se Movimenta, que propõe uma gestão que luta pelos direitos dos estudantes, em conjunto com movimentos sociais, e se vê como uma chapa em movimento. “Nossa expectativa para esse ano é que consigamos colocar em prática todas as nossas propostas, podendo possibilitar aos estudantes um contato com diversas experiências. Além disso, esperamos que aos poucos a gente consiga voltar a desenvolver mais propostas de integração de forma presencial, tendo em vista que foi algo que não conseguimos fazer nos últimos anos, em função da pandemia”, salienta Manuela Fontana (2E).
Tendo em vista a potência e importância política, social e acadêmica do Grêmio Estudantil em uma escola comunitária, os estudantes afirmam que pretendem dar continuidade ao legado de outras diretorias do Grêmio. “O Grêmio Estudantil é um órgão que tem como principal objetivo representar os estudantes e seus interesses dentro do ambiente escolar. Tendo isso em vista, o GEJ tem uma importância muito significativa dentro do João, pois além de dar voz aos alunos, ele possibilita que desenvolvamos diferentes interações com todos os órgãos da Escola. Então, é a partir do Grêmio que nós conseguimos elaborar projetos pensados especialmente para os nossos estudantes”, afirma.
Sobre as propostas que a chapa pretende investir neste ano, o foco está em projetos culturais descontraídos, mas que agreguem conhecimento aos estudantes,como a geladeira literária (que é uma espécie de biblioteca colaborativa) e um grupo de valorização à cultura. Também serão mantidas propostas clássicas como a gincana do GEJ, a prisão da festa junina e as feirinhas temáticas.
Além disso, o grupo pretende propor parcerias com órgãos de representatividade estudantis tanto internos, como a feira de conhecimentos que acontece com a parceria do Conselho de Alunos/as – CA, quanto externos, como a confecção da carteirinha de estudante, TRI e título de eleitor, com a UMESPA. A chapa propõe também parcerias com outros Grêmios Estudantis, como o FMI (Festival de Música Interescolar) e os Jogos Interescolares, que prometem abranger os E-Sports.
“Visto que por conta das vacinas a pandemia está mais controlada, conseguimos propor mais atividades presenciais e com protocolos sanitários mais brandos, mas claro que, dependendo do contexto pandêmico, algumas propostas estão sujeitas a alterações”, salienta a estudante.
Como um coletivo feito por e para estudantes, o Grêmio tende a estar atento também às discussões e debates para além dos muros do Colégio João XXIII. A Chapa Movimenta tem como premissa a preocupação com causas sociais e tópicos relevantes na atualidade, realizando propostas que envolvam rodas de conversa, palestras e debates acerca de temas como racismo, feminismo, LGBTQIAP+fobia.
“Além disso, pretendemos manter a aproximação do GEJ com o movimento estudantil, defendendo nossos direitos como estudantes e, tendo em vista que estamos em ano de eleições, realizaremos uma campanha para que todos realizem seus títulos eleitorais e também se conscientizem sobre a importância do voto e do exercício da cidadania para o futuro do país”, constata Manuela.
A Chapa Movimenta propõe a seguinte composição:
1. Presidente: Manuela Gerber Fontana (2°E)
2. Vice-presidente: Valentina Berlato Nicolazzi (3°C)
3. Tesoureira: Helena Figueiredo dos Santos Silva (3°E)
4. André Prediger (2°C)
5. Camila de Mattos Vieira Ferracini (7°C)
6. Francisco Messias Fernandes Barbosa (1°C)
7. Gabriela Salaverry Taminato (9°A)
8. Guilherme Costa Borges (3°E)
9. Júlia dos Santos Boeira (1°A)
10. Larissa Neumann Both (2°A)
11. Lorenzo Ziliotto Farias (1°C)
12. Manoela Pont dos Santos (3°E)
13. Sofia Figueiró Ferreira (2°C)
14. Sofia Virti Coutinho (8°E)
15. Tiago Castellan de Oliveira von Muhlen (2ºC)
Suplentes:
1. Clara Satt Baracat (3°C)
2. Luana Aita Isaia Kindel (2°C)
Link para votação do GEJ: http://ead.joaoxxiii.com/mod/quiz/view.php?id=23278