Históricos e retrospectivas de 2025
O Colégio João XXIII sempre esteve comprometido com políticas antirracistas, inclusivas e voltadas às questões de gênero. Para fortalecer ainda mais o Colégio como comunidade, com um olhar qualificado e uma escuta atenta ao que está acontecendo no cotidiano, foram criadas as Comissões Antirracista, João Inclusivo e João Plural.
A Comissão Antirracista foi criada no dia 27 de junho de 2023 e é, atualmente, coordenada pelo Eduardo Borba e composta por famílias e profissionais da Escola, das áreas administrativa e pedagógica. Ao completar dois anos de existência, a Comissão passou por um processo de reformulação dos integrantes, que contou com a chegada de novos membros e a ampliação da participação da representatividade da Comissão junto ao Conselho Deliberante.
Durante o processo foram revisadas e redistribuídas as responsabilidades para os cinco Grupos de Trabalho: Eventos e Relacionamento; Comunicação, Documentação e Memória; João de Todas as Cores; Enfrentamento ao Racismo; RH e Formação. Esse movimento permitiu a ampliação do diálogo com a comunidade escolar, Diretoria Pedagógica (DP) e Diretoria Executiva (DE). Além de uma maior aproximação junto ao Conselho Deliberante, Grêmio Estudantil (GEJ), Coordenação Pedagógica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), Núcleo de Formação, Secretaria Escolar e Secretaria da Fundação.
No decorrer de 2025, a Comissão participou de diversos eventos do calendário escolar, destacando o inédito Banquete Africano, preparado pelo renomado chefe senegalês Sidy Gueye, para celebrar o Mês da Consciência Negra. Participaram do almoço as famílias, professores e profissionais da área administrativa. A direção pedagógica foi fundamental para viabilizar a atividade.
Além desse momento, a Comissão participou do podcast PodJoão sobre os 5 anos do Movimento Antirracista no Colégio João XXIII. Incentivou a produção de artigos científicos sobre a trajetória antirracista do Colégio e para a 2ª edição da revista Lugarejo. Revisou e deu suporte em todas as etapas do edital João de Todas as Cores (JTC) e acolheu as famílias selecionadas. Divulgou e implementou o Protocolo para situações de Violência Racial (5º ano ao EM), após a construção em colaboração com o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) e articulou, com o pedagógico e SOP, a elaboração do Protocolo dedicado à Educação Infantil e Anos Iniciais, projetado para ser lançado em 2026, assim como o novo Censo Étnico-Racial, que está em fase de planejamento. Em 2025, também apoiou o Recursos Humanos (RH) Promoveu, junto com a DE e DP, o 2º Censo Étnico-Racial de Estudantes e Profissionais e promoveu ações integradas com as Comissões João Inclusivo e João Plural, fortalecendo debates sobre interseccionalidade, diversidade, equidade e inclusão. E, no final do ano, colabora diretamente na construção do diálogo para a composição da chapa aprovada para a DE 2026-2027.
A Comissão João Inclusivo foi criada no dia 9 de setembro de 2024, é coordenada pela Alessandra Barboza e composta por famílias da comunidade escolar.
Em 2025, a Comissão iniciou o Grupo Presencial de Famílias, com encontros mensais e presenciais. O encontro de novembro, com o escritor Marcos Bliacheris, foi aberto para toda a comunidade, com a participação da equipe do Acompanhamento Educacional Escolar (AEE) e da orientadora educacional Melissa Klein. A Comissão ajusta sua agenda ao calendário escolar, para acolher, engajar e fortalecer vínculos através de momentos de escuta ou de partilha de informações. Durante o ano a Comissão propôs ajustes no som ambiente do Colégio; sugeriu prioridade nos atendimentos e filas; sala para regulação sensorial em dias de eventos e pontos para arrecadação de tampinhas para adaptação das bicicletas do Pedal da Inclusão (com o apoio do professor Paolo). Também auxiliou nas adaptações das atividades inclusivas, com a parceria do Pedal da Inclusão em eventos do João XXIII.
Um dos eventos com maior engajamento foi o FeiJoão, tradicional feijoada realizada anualmente em comemoração ao aniversário do Colégio. Nesse evento a Comissão participou com um estande para venda de camisetas, botons, cordões de crachás e porta-copos. Além disso, apresentou o trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
Para 2026, a Comissão pretende colocar à venda na Top Sul, as camisetas João Inclusivo, fortalecer o AEE, impulsionar o protagonismo dos estudantes e envolver a comunidade como um todo, tornando o trabalho contínuo, coletivo, sólido e natural.
Já a Comissão João Plural foi criada no dia 26 de agosto de 2025 e é composta pelo Pedro Branco, Felipe Graff, Drean Falcão da Costa, Miguel Cury, Geferson, Ingrid Fraga e Tanise Gralha. Inicialmente, o trabalho foi focado na criação e formalização do João Plural, em sua formação.
A Comissão estabeleceu o escopo, o regimento e a entrada dos membros. Apesar de recente, realizou algumas ações como o Clube do Livro, Contação de Histórias e a Roda de Conversa, que teve o maior engajamento da comunidade escolar e o mais emocionante para a Comissão, porque as conexões foram criadas com acolhimento e senso de comunidade.
Para 2026, a Comissão espera ter uma presença relevante na comunicação e estar consolidada, através de ações práticas, como a capacitação dos profissionais, palestras e encontro das famílias.
O Colégio João XXIII está caminhando para uma conscientização sobre o racismo, capacitismo, bullying e homofobia, com cuidados redobrados para que as situações envolvendo preconceito não aconteçam.
Saiba mais sobre as Comissões no link: https://joaoxxiii.com/comunidade/
Por Renata Lages A. Eberhardt
Confira as imagens da retrospectiva de 2025 de cada Comissão:
Comissão Antirracista:
Comissão João Inclusivo:
Comissão João Plural:
































