Na terça-feira, 29/11, o Conselho Deliberante realizou reunião, em assembleia ordinária, para debater e aprovar a previsão orçamentária da Fundação Educacional João XXIII para o ano de 2024 e definir o reajuste das mensalidades, de maneira escalonada, com percentual médio ponderado de 7,62% no valor das mensalidades, a partir de março do ano que vem. O encontro contou com a participação de 43 pessoas, entre conselheiros, representantes das Diretorias, profissionais do Colégio João XXIII e famílias da comunidade escolar.
A Gerente Administrativo-Financeira (GAF), Adriana Goytacaz, antes de apresentar a proposta de orçamento para 2024, construída com o auxílio do Coordenador Financeiro Roberto Zoratto, Diretora Financeira Danielle Barcos e demais membros da Diretoria Executiva e da Direção Pedagógica, apresentou um histórico dos ajustes realizados no ano passado, a fim de recuperar o equilíbrio financeiro. Com base na avaliação dos ajustes feitos em 2023, foi possível readequar o planejamento pedagógico para 2024, projetando o retorno da mentoria e o aumento de horas das tutorias, que reafirmam a importância dos papéis complementares da família e da Escola no cuidar dos jovens. Também há a previsão de novos auxiliares do Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma nova Psicóloga para o Núcleo da Infância, além do acréscimo de horas de coordenação e formação.
A Gerente Administrativo-Financeira também apresentou as premissas orçamentárias de 2024, tendo como base o histórico do número de matrículas, cancelamentos, descontos, filantropia, indicadores econômicos e índices de recuperação de inadimplência de 2023, além do investimento nas contratações de profissionais e demais alterações previstas para o próximo ano, em um levantamento elaborado pelo setor Financeiro.
De acordo com Adriana, desde 2020, passou a ser feito um escalonamento nos reajustes das mensalidades em relação ao ano/série de acordo com os custos da Escola, e não mais de forma linear. Outros dois pontos destacados foram a não renovação de matrículas para as famílias que estão inadimplentes e a campanha anual de antecipação da anuidade escolar, que oferecerá desconto de 6% nas mensalidades (após o reajuste) para as famílias que efetuarem o pagamento das 12 mensalidades de 2024 no período de 04 a 22/12/23. O limite é de 30 famílias participantes, número necessário para captação do valor desembolsado em janeiro para cobrir as férias dos profissionais da Escola.
Durante a apresentação, uma série de dúvidas e manifestações dos conselheiros foram sanadas pela Gerência, Diretora Financeira e Direção Pedagógica. Na sequência, a Conselheira Fiscal, Juliana Sepúlveda, informou que foi aprovada a previsão orçamentária para o ano de 2024 e que a indicação do Conselho Fiscal apontava para o 2º cenário dos dois apresentados. Os conselheiros presentes também entenderam que o 2º cenário era o melhor e, ao final da reunião, foi aprovado pela maioria dos conselheiros o reajuste ponderado de 7.62%, no valor das mensalidades em 2024.
Desta forma, o reajuste das mensalidades na Educação Infantil (CBB aos Níveis) e nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) será de 7,8%. O aumento foi calculado em 7,4% para os Anos Finais (6º ao 9º ano) ao Ensino Médio, e o contraturno Joãozinho Legal foi reajustado em percentual de 13%. As correções nas mensalidades passam a valer a partir de março, e haverá devolução de R$ 120.000,00 ao Fundo de Sustentabilidade/fotovoltaica no ano de 2024, além de chamada extra de R$ 90,00 nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.