Conselho Deliberante define novo reajuste para as mensalidades de 2023

A pauta da última reunião extraordinária do Conselho Deliberante (20/12) foi a deliberação sobre a reavaliação da proposta de reajuste das mensalidades para 2023. A Diretora Financeira, Danielle Barcos Nunes, apresentou uma nova proposição para reduzir o valor do reajuste aprovado no Conselho Deliberante em 29/11. A pedido de um grupo de pais preocupados com o aumento adotado, a Diretoria Executiva acolheu a sugestão e propôs um novo reajuste escalonado de 14,08%, em média, aprovado pela maioria dos conselheiros na noite passada.

Durante sua fala, a Diretora Financeira manteve duas das propostas anteriores, os 17% já aprovados e a opção de 15% linear, e apresentou, também, a nova proposta de 14,08% escalonado, com impacto menor no 5º e 6º ano do Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, etapas que já apresentam aumento no valor da mensalidade em razão do acréscimo de atividades no contraturno e do grau de especialização do corpo docente. Danielle frisou que, apesar dos ajustes no orçamento, como a redução de turmas, a diminuição de despesas do Administrativo e do Pedagógico e a chegada de novos alunos inscritos no Projeto João de Todas as Cores, o novo reajuste de 14,08% resulta em previsão de déficit em torno de R$ 500 mil para a Escola (que poderia ser superior em caso de perda de grande número de alunos). Diante do cenário, outra medida adotada pela DE foi a de cobrar uma chamada extra em duas parcelas de R$ 90, uma em janeiro e outra em fevereiro, período em que não há gastos extras com material escolar, lanches ou saídas de estudos.

Na sequência, o Conselho Fiscal, representado pela conselheira Candice Gullo, aprovou com ressalvas a nova proposta. Ela explicou que, diante da demanda da comunidade escolar pela redução das mensalidades para fins de fidelização de alunos, foi considerada a reavaliação do reajuste, mas alertou que a medida eleva o déficit previsto da Escola. Também salientou a importância de retificar o orçamento em abril de 2023, pois “nesse momento teremos um cenário mais consistente em relação às matrículas, cancelamentos e resultados do Projeto João de Todas as Cores”. Também foi aprovada pelos conselheiros a autorização para utilização do Fundo de Sustentabilidade, se necessário, para suprir o déficit apurado.

A comunidade escolar e alguns conselheiros se manifestaram após as explanações. Muitos deram sugestões de como a Escola poderia angariar fundos, com eventos e locação de espaços para aumentar os recursos financeiros, sugestões que serão avaliadas pela DE e que podem ser mais discutidas em reuniões do ano que vem.

Com o reajuste médio de 14,08% em 2023, o ajustamento das mensalidades na Educação Infantil (CBB e Maternal) será de 18% e nos Níveis será de 15%. Nas turmas do 1º ao 4º ano, o aumento foi recalculado em 16%, já para o 5º ano, o acréscimo será de 9,5%. O 6º ano terá reajuste de 11%. Nas turmas do 7º ao 9º, haverá aumento de 14%. A 1ª série do Ensino Médio ficará em 9,8%, enquanto a 2ª e 3ª séries terão de 14%. Já no turno inverso, o Joãozinho Legal será reajustado em 19%.

Pular para o conteúdo