Despedida do Terceirão do Colégio João XXIII

Os últimos momentos dos estudantes foram repletos de acolhimento e afeto

A finalização do Ensino Médio não representa apenas a conclusão de uma etapa escolar, mas a consolidação de um percurso construído com estudo, esforço, vínculos e escolhas. As comemorações tiveram início no dia 15 de dezembro, quando os estudantes foram recepcionados com um delicioso café da manhã, seguido pelas homenagens da direção e coordenação pedagógica, coordenação de turno, dos professores e auxiliares.

As famílias também tiveram uma participação importante. Confeccionaram caixas personalizadas, recheadas de lindas e doces recordações da infância e do Colégio. Os estudantes se emocionaram ao recebê-las e compartilharam com seus colegas e amigos os sentimentos que afloraram em cada memória ali guardada. Ainda emocionados, eles puderam escrever cartas para homenagear funcionários e educadores da equipe pedagógica e administrativa.

Finalizando a acolhida da manhã, eles foram convidados para um almoço especial, oferecido pelo Colégio, ao som da banda dos professores. Na sequência da programação festiva, os jovens se dirigiram à quadra de piche para a tradicional Festa das Tintas, onde foram surpreendidos pela chegada de suas famílias. Juntos celebraram a conclusão de mais um ciclo da trajetória escolar.

No dia 17, ocorreu a cerimônia de formatura das turmas 3A, 3C e 3E, que marcou a finalização da vida escolar dos estudantes. Entre os presentes estavam membros, antigos e atuais, da Diretoria Executiva da Fundação Educacional João XXIII, familiares, amigos e profissionais do Colégio.

A abertura da cerimônia contou com as falas da diretora Paula Poli e a vice-diretora Fernanda Radajeski. Elas lembraram do quanto esse ano foi significativo para a comunidade escolar. Foram vivências em projetos interdisciplinares, experiências artísticas, científicas e sociais. Sem esquecer dos momentos de escuta, diálogo e participação ativa dos estudantes.

A formatura foi conduzida pelo professor Paolo Franciozi, também homenageado pelas turmas. Assim como, os funcionários Amanda da Costa, Jorge Bueno e Sabrina dos Santos. Os professores paraninfos: Artur Bergelt, Luciano Stropper e Rogério Carriconde fizeram discursos emocionantes para seus afilhados.

“Todas transformações, sejam sociais, do corpo, do espírito são rememoradas, essas transformações fortalecem as conexões, que não devem ser esquecidas: somos natureza, somos a terra, somos água e ar”, ressaltou o paraninfo da 3A, Rogério Carriconde.

O paraninfo da 3C, Luciano Stropper destacou seus três desejos para os formandos:

“Primeiro: que mantenham a coragem dos curiosos. Aquela curiosidade que acompanha vocês desde pequenos e que, ao contrário do que muitos dizem, não precisa desaparecer com a idade. Ela é farol. Segundo: que cultivem a gentileza. A gentileza transforma ambientes inteiros. Terceiro: que nunca percam o senso de comunidade”.

Antes do discurso do paraninfo da turma 3E, os estudantes Gabriela e Pedro, fizeram uma homenagem póstuma, ao estudante Enzo, emocionando a todos. O professor Artur Bergelt ressaltou a importância da liberdade e a educação:

“A liberdade é escolha consciente, e ela só é atingida pelo conhecimento. Não é o dinheiro, o emprego, ou outras mitologias que farão vocês se transformarem em pessoas livres. Por isso valorizem a formação acadêmica, o aprendizado e a educação”.

O João XXIII reafirma o compromisso com uma educação antirracista, democrática inclusiva e plural que entende a formação acadêmica como indissociável da formação humana. Educar é, também, “não ter pressa, mas não perder tempo” — porque o mundo pede urgência, mas a formação humana pede profundidade. Formamos sujeitos críticos, responsáveis e comprometidos com a transformação da sociedade.

O encerramento da festa foi marcado pelo registro com os integrantes da Comissão de Formatura que, em nome das turmas, presentearam os funcionários, professores e paraninfos. Paula e Fernanda deixaram um recado carinhoso para os estudantes, agora formados:

“Que vocês mantenham os sonhos vivos e a coragem de transformá-los em escolhas — com sede de aprender e cuidado ao caminhar pelo mundo”.

Por Renata Lages A. Eberhardt

Confira os registros das celebrações ocorridas nos dias 15 e 17 de dezembro:

Recepção Afetiva:

Homenagem às Famílias:

Festa das Tintas:

Formatura Terceirão: