Do passado ao presente: no mês de aniversário do João, a Escola terá um pipoqueiro no pátio

Em uma das passagens do livro “o mundo do João”, lançado à época dos 55 anos da Escola, há a citação ao pipoqueiro Bertolino. No texto, escrito por Rosina Duarte, cita-se que “a educação do João quebrou alguns paradigmas da escola tradicional, implantando uma nova arquitetura de ensino baseada nas etapas do desenvolvimento do(a) aluno(a) a partir das concepções de Jean Piaget. Desde o início, o Colégio superou visões tecnicistas de ensino-aprendizagem, ressignificando o sentido dos conteúdos e das práticas curriculares. Essa visão de educação foi traduzida de modo ingênuo pelo pipoqueiro Bertolino, que na época trabalhava no João e, como toda comunidade, era ouvido nos debates. Quando lhe perguntaram a respeito do tema, ele deu a sua opinião: ‘Eu não sei. Nunca estudei. Minha escola é a vida. Tudo o que aprendi foi na escola da vida’. Era isso. A educação teria a vida como base, começo, meio e fim” (p. 44).     

Com a proximidade do aniversário da Escola, pensou-se em fazer uma homenagem a este querido profissional que faz parte dos 60 anos do João. Por esta razão, haverá um pipoqueiro no Gazebo Bougainville, no mês de agosto, iniciando nesta segunda-feira (12), no turno da tarde, das 17h30 às 19h.  

A nutricionista do João, Joseane Mancio, comenta que a pipoca tradicional caseira, além de ser um lanche popular e saboroso, oferece vários benefícios para a saúde. “É rica em fibras, ajudando na digestão e na sensação de saciedade, e baixa em calorias quando preparada sem ingredientes adicionais. Também contém antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo e ajudam a proteger as células. A pipoca é fácil de preparar e pode ser personalizada com temperos saudáveis, tornando-a uma opção nutritiva e prática para um lanche equilibrado”, concluiu a nutricionista. 

Pular para o conteúdo