Encontro Comunitário Sobre Rodas celebra sucesso da Gincana da Solidariedade reunindo mais de 800 pessoas na Orla do Guaíba 

A Orla do Guaíba foi palco do Encontro Comunitário Sobre Rodas promovido pelo Colégio João XXIII no último sábado (26). O evento que acontece sempre no mês de outubro na Escola ocorreu em um dos cartões postais mais queridos da Capital. A proposta, além de promover uma afetuosa confraternização, tinha o objetivo de ocupar a cidade no ano de comemoração dos 60 anos do João. O anúncio da equipe vencedora da tradicional Gincana da Solidariedade mobilizou famílias e crianças, reunindo mais de 800 pessoas na Orla.  

O Professor Paolo comandou as atrações do Encontro que contou com a participação do Professor Bob Bopsin que animou as crianças cantarem e dançarem ao som do seu violão e piano. A Canção do João e o Hino da Gincana também fizeram parte do repertório. As Professoras estavam envolvidas com as crianças na última tarefa: a equipe que levasse o maior número de pessoas para a Orla pontuava. O colorido das camisetas verde, azul, branca e vermelha tomou conta do calçadão. E a matroginástica que envolveu crianças, jovens e adultos.  

A Diretora Paula Poli saudou os participantes agradecendo o envolvimento das famílias, da Equipe Técnica, educadoras e das crianças em promover a solidariedade.  

Doações 

Este ano, a Gincana arrecadou tampinhas plásticas que foram revertidas em prol da Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (Acergs), caixas de leite higienizadas que foram repassadas para a fundação Brasil Sem Frestas, que realiza o revestimento de casas de madeira com caixas de leite e promoveu uma campanha de doação de sangue no Hemocentro ou em qualquer outro ponto de coleta. Na semana da Gincana, foram arrecadados:  

2125 – galões 

145 – doações de sangue 

7553 – caixas de leite 

Equipe Campeã 

O anúncio da equipe vencedora foi feito sob muito suspense e emoção pelo Professor Paolo, que lembrou para as crianças que o importante da Gincana é promover o bem. Mais uma vez, a disputa foi apertada, mas a cor branca foi a campeã desta edição. Em razão das comemorações dos 60 anos, a equipe vencedora recebeu um troféu com a imagem do Fusca, que é um símbolo da compra do terreno onde a Escola está situada hoje. “A verdadeira vitória está no esforço conjunto, no ato de doar, e na conscientização sobre como podemos, coletivamente, transformar pequenas ações em grandes mudanças” ressaltou a Orientadora Educacional do 1º e 2º Ano, Melissa Klein. 

Sobre rodas  

Ao final da manhã, as famílias foram convidadas a pedalar ou caminhar pela Orla. A comunidade se deslocou em bicicletas, patinetes, patins, skates e seguiram, juntos(as), confraternizando.