Encontro Comunitário Sobre Rodas e Gincana da Solidariedade

Equipes foram vencedoras em alegria e solidariedade

O Parque Urbano da Orla do Guaíba (também conhecido pelo seu nome oficial Parque Jaime Lerner ou apenas Orla do Guaíba), foi palco do Encontro Comunitário sobre Rodas na manhã do dia 25 de outubro, sábado. Dos 3,4 km de extensão, entre o Cais Mauá e o Estádio Beira-Rio, a comunidade escolar percorreu 800 metros, entre a quadra 23 – patinação – até a rótula do Beira-rio, a pé ou com patinetes, skates, patins, bicicletas, cadeira de rodas e triciclos, vestindo as cores das suas equipes, o quê tornou o trajeto mais alegre e colorido.

O evento ocorre anualmente no mês de outubro e envolve as crianças e os jovens (da Educação Infantil ao Ensino Médio), culminando com a última tarefa e o anúncio da equipe campeã da Gincana da Solidariedade na Orla do Guaíba. O objetivo é envolver as crianças, do 1º ao 5º ano, durante o mês de outubro, em atividades lúdicas e solidárias, as quais resultarão em doações de sangue, caixinhas de leite, tampinhas de garrafas PET, tênis e alimentos não perecíveis.

  • Hemocentro: https://saude.rs.gov.br/hemocentro-do-estado-do-rio-grande-do-sul
  • Brasil sem frestas: é uma organização que existe desde 2021 e funciona exclusivamente a partir do trabalho de voluntários que se dedicam a fazer a diferença em seu entorno. A organização reveste moradias de madeira repletas de frestas, com as caixinhas de leite, por onde entram frio, umidade, insetos e, no verão, muito calor.
  • https://www.brasilsemfrestaspoa.org.br/ (@brasilsemfretaspoa)
  • Ajude a Carol a respirar melhor: ela tem cardiopatia congênita, hipertensão pulmonar e esclerodermia. As tampinhas ajudarão na compra de um novo Concentrador Portátil de Oxigênio.
  • Corra para o bem: a corrida transforma a vida das crianças e dos adolescentes — ensinando sobre esforço, amizade, superação e sonho. (@_corraparaobem)
  • Comunidade Indígena Kaigang: é conhecida como Aldeia Fág Nhin e é composta por cerca de 32 famílias, que vivem da produção de artesanato, como cestas, e mantêm suas tradições culturais e medicinais, integrando-as ao cotidiano na zona leste da cidade.

Doações recebidas entre os dias 8 e 23 de outubro:

  • Doação de sangue para Hemocentro e centros de coletas dos hospitais: 299 doações
  • Caixinhas de leite para o projeto “Brasil sem Frestas”: 8700 unidades
  • Doações de tampinhas para ajudar a Carol: 1518 galões
  • Pares de tênis para o projeto “Corra para o Bem”: 345 pares
  • Alimentos não-perecíveis para a Comunidade Indígena Kaingang:

Óleo: 635 litros Leite: 1038 litros Alimentos não perecíveis: 5.252kg (mais de 5 toneladas)

A comunidade Kaigang Fág Nhin agradeceu as doações dos alimentos, “que Deus, nosso Topē, recompense cada um que fez essa ação, pois é a primeira vez que a comunidade Kaingang recebe alimentos em grande quantidade.”

A coordenadora pedagógica Amanda Eccel ressalta a importância desse evento para “A Gincana da Solidariedade e o evento Sobre Rodas, realizados na Orla do Guaíba, reafirmam o compromisso do Colégio João XXIII com uma educação que forma para a vida, fortalecendo valores como empatia, colaboração e responsabilidade social. Mais do que momentos de alegria e convivência, essas ações mobilizam toda a comunidade escolar em torno de causas que geram impacto real. A expressiva participação das famílias e as inúmeras doações recebidas demonstram que a solidariedade se aprende — e se pratica — no cotidiano, quando nos unimos em prol do bem comum. Foi um dia de celebração da infância, da mobilidade e da esperança de um mundo mais solidário”.

A confraternização contou com a participação de mais 700 pessoas, entre crianças, jovens, profissionais, educadores e famílias, que deram um colorido especial à manhã nublada de sábado. Estudantes do Terceirão venderam sacolés e água mineral, enquanto os da 1ª série do Ensino Médio, integrantes da Cooperativa Escolar “Nosso Mate”, do componente curricular “Projeto de Vida”, venderam cuias produzidas durante o segundo semestre. Todos se divertiram em brincadeiras musicais promovidas pelos professores de educação física Aurélio e Paolo e com o professor de música, Bob Bopsin.

O resultado final da gincana foi anunciado antes do momento “Sobre Rodas”. A equipe Floresta foi a campeã da gincana, seguida pela Ar, Oceano e Sol. As equipes eram compostas por uma turma de cada ano, entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para o 5º ano é também um momento de encerramento de um ciclo no qual puderam participar e contribuíram com um olhar solidário e comunitário. A solidariedade e o engajamento de toda comunidade escolar foram fundamentais para o sucesso do evento e da gincana.

Por Renata Lages A. Eberhardt

Confira os registros desse dia especial: