Núcleo da Infância
Núcleo da Juventude
Em sua trajetória, a Escola mantém a essência dos princípios filosóficos de sua fundação, ao mesmo tempo em que acompanha a evolução e as necessidades da sociedade pós-moderna, articulados a um projeto de educação humanista e sócio-interacionista.
Educação Infantil
- Classe-bebê
- Maternais
- Níveis

A Educação Infantil é um universo de ricas e potentes descobertas. No Colégio João XXIII, promovemos contextos de experiências que valorizam a ludicidade e vivências significativas para crianças de 0 a 6 anos, enquanto coprotagonistas na construção de suas identidades, do seu conhecimento e da cultura.
Turno: Vespertino
Conheça o contraturno
Em espaços e tempos cuidadosamente planejados, a organização dos grupos na Educação Infantil tem como premissa a abordagem multi-idade: um conjunto singular e inovador de escolhas curriculares baseadas na convivência entre crianças de idades mistas, privilegiando a interação entre níveis de desenvolvimentos semelhantes e diferentes como fator de promoção da aprendizagem e da capacidade de se relacionar. Nessa concepção, é possível aprender por meio da experiência cooperativa que instiga trocas cognitivas e empatia entre as crianças mais velhas e mais novas.
Em uma perspectiva integradora do cuidar e educar, legitimamos a ideia de uma escola aberta ao universo fantástico das crianças.
Agenda sua visita!
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
- 1º ao 5º ano

A abordagem pedagógica do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental tem o jeito João de ser! Os verbos aprender e brincar vivem de mãos dadas. Juntos, eles desvendam, descobrem, encantam, criam e divertem. Há sempre espaço para perguntas, descobertas e curiosidades, e os jeitos e tempos de aprender das crianças são respeitados.
Turnos: Vespertino, exceto 5º ano no turno matutino
Conheça o contraturno
dos 4 a 9 anos de idade
Valorizamos a singularidade de cada uma e buscamos potencializar os espaços de interação, impulsionando experiências afetivas, cognitivas, culturais e sociais. Os Anos Iniciais traduzem um momento importante do desenvolvimento da linguagem como forma de expressão do mundo. O processo de alfabetização traz a concepção de um universo letrado em que crianças são autoras e escritoras, co-construtoras de cultura e conhecimento. Os 3°, 4° e o 5° anos complementam esse processo, ampliando e aprofundando os modos de ver, estar, sentir, conhecer e posicionar-se no mundo.
No 5° ano, os estudantes vivem um novo momento na Escola com a troca de turno, e cada turma conta com quatro pedagogos (professores referência) que articulam diferentes componentes curriculares. Além disso, é ofertado o Projeto Trilhas, que convida o estudante a fazer escolhas e a se envolver com temáticas de seu interesse em uma abordagem inter e multidisciplinar.
Nesse cotidiano rico em experiências, trocas e interação, as aprendizagens conjugam arte, música, ciência, corporeidade, fantasia e imaginação. É um currículo tempos longos, intensos e humanos.
Ensino Fundamental – Anos Finais
- 6º ao 9º ano

Os Anos Finais acolhem as transformações dos tempos do adolescer, a partir de vivências curriculares capazes de promover as subjetividades e culturas juvenis. Em suas singularidades e formações identitárias, os jovens criam espaços próprios de socialização que se revelam territórios culturalmente expressivos. O João é um desses lugares.
Turno: Matutino
Como marcas desse tempo da vida está a crescente capacidade de coordenar diferentes pontos de vista, ampliando-se as relações sociais e as possibilidades intelectuais.
Experiências Pedagógicas Complementares
Em prol do protagonismo juvenil, a Escola oportuniza o desenvolvimento das capacidades de reflexão, proposição e ação, essenciais para o exercício da autonomia e a vivência da cidadania. Assim, destaca-se neste período a construção de identidades, o desenvolvimento da ética e de atitudes solidárias, bem como a atribuição de sentido aos estudos, por meio de um diálogo crítico com o contexto social e histórico.
Ensino Médio
- 1ª a 3ª série

A formação no Ensino Médio consiste no aprofundamento e consolidação de conhecimentos, procedimentos e atitudes que possibilitem aos jovens atuarem como protagonistas do hoje e do amanhã. O desenvolvimento da autonomia moral, intelectual, profissional e política incorpora novas
dimensões do conhecimento para uma inserção ativa, crítica e criativa diante do mundo.
Turno: Matutino
Experiências Pedagógicas Complementares
O currículo contempla duas dimensões articuladas: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Na primeira, as propostas integram os diferentes componentes curriculares das áreas de conhecimento. Os conceitos e as habilidades desenvolvidas promovem conexões com a realidade na qual os jovens estão inseridos, proporcionando o exercício de ações propositivas, dialogadas, engajadas e transformadoras. Já os Itinerários Formativos são a parte do currículo em que os jovens podem eleger focos de estudo nas quatro áreas de conhecimento por meio de componentes eletivos e optativos, que envolvem temáticas conectadas às suas curiosidades, seus interesses e desejos.
Páginas Relacionadas
Referência: