Mesmo durante o período de férias, a Escola não para! Além do Projeto de Férias de Inverno, que mantém estudantes e Profissionais no João, a Vice-Diretora, Maria Aparecida Hilzendeger (Cida), e o Psicólogo Institucional, Drean da Costa, promoveram, na manhã desta quinta-feira (25), um momento de escuta, troca e aprendizagens com os profissionais do Apoio Pedagógico, compostos por Auxiliares de Classe e demais Auxiliares do Apoio, Estagiários(as), Secretárias, Professores(as) substitutos(as) e Coordenadora de Turno.
O objetivo do encontro foi promover uma integração entre a Equipe Pedagógica e trazer uma reflexão sobre o sentido e abrangência do Apoio Pedagógico no João. E, para isso, Cida e Drean escolheram trechos do livro “Ensinando Pensamento Crítico”, de Bell Hooks, e destacaram cinco ensinamentos propostos pela autora na obra “Pensamento Crítico – Pedagogia Engajada – Propósito – Conversação – Compartilhar Histórias”. A proposta do encontro, que teve duração de, aproximadamente, quatro horas, foi bem recebida pelos Profissionais. “Este momento foi pensado com o intuito de promover uma integração entre a Equipe e como forma de valorizar estes educadores, que são tão importantes em nossa Escola. Atualmente, o João XXIII tem, pelo menos, um profissional do Apoio Pedagógico em cada sala de aula, da Classe-Bebê ao Ensino Médio”, salienta a Vice-Diretora. Cida também ressalta que são os Auxiliares de Classe e Estagiários que estão em contato direto com as turmas do 5º Ano ao Ensino Médio, momento em que os(as) estudantes passam a ter um maior número de professores(as).
O Psicólogo Institucional acredita que ter mais de um adulto em sala de aula garante que a diversidade e a inclusão aconteçam: “O ambiente escolar não promove só a educação, ele transforma cada agente desta comunidade em educador. Prestes a completar 60 anos, mais uma vez, nos debruçamos sobre o que o João tem de mais valioso: as pessoas, todas elas – nossos(as) estudantes, famílias e todos os educadores”. Drean refletiu sobre essa “pausa” na rotina escolar para que os Profissionais possam se conhecer e se reconhecer. “O João é uma Escola humanista e estarmos em roda aqui, hoje, diz dessa troca de afeto, do ‘olho no olho’ e desse valioso processo de escuta”, salientou.
Ao final da formação, alguns Profissionais do Apoio Pedagógico ressaltaram a importância do encontro e elogiaram a escolha do texto de Bel Hooks. De acordo com a Vice-Diretora, uma nova formação está prevista para acontecer ainda neste segundo semestre, e com a presença dos docentes, ideia que foi muito bem recebida pelo grupo. “Sabemos como o dia a dia da Escola é corrido. Nem sempre é possível fazer uma pausa para vivenciar momentos como este, mas queremos priorizar estes encontros, pois são experiências muito ricas”, finaliza.