Todas as turmas do 6º ano viveram uma experiência inédita: a participação nas Olimpíadas da Água Aladyr, que ocorreu nos dias 11, 12, 18 e 19 de maio. A Olimpíada tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância da valorização da água e de efluentes por meio da integração de tecnologias de dessalinização, reúso e tratamento, para que, cada dia, mais cidadãos se comprometam com a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos. No Colégio João XXIII foram 67 participantes.
As sessões ocorreram de forma virtual no turno da manhã. Ao longo de quatro dias, a avaliação foi separada por temáticas: pegada hídrica e qualidade da água, reúso de água, dessalinização de água e como a água chega em nossas casas. Após assistir a uma aula/live, foram realizadas perguntas para avaliar o quanto os estudantes aprenderam sobre o tema, além de trazerem seus estudos e repertório escolar. O Professor de Ciências, Bruno Corrêa, que vem realizando estudos sobre a água com os 6º anos, foi o incentivador dessa iniciativa e esteve presente em alguns encontros, auxiliando e esclarecendo as dúvidas. Os profissionais do Laboratório de Ciências, Bibiana e Gustavo, também participaram.
Para a Coordenadora Pedagógica do 6º ao 9º ano, Ianne Vieira, as turmas conseguiram vivenciar inúmeras aprendizagens no período em que experimentaram sua primeira participação na Olimpíada da Água. Ela destacou também o empenho e dedicação do Professor Bruno e de outros setores da Escola envolvidos, em especial o Laboratório de Tecnologias, com o apoio da Ana Carolina e da Equipe de Ciências da Natureza da Escola.
É importante ressaltar que, no Colégio João XXIII, de forma gradual, temos nos inserido em Olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais. São oportunidades dos nossos jovens colocarem em ação seus percursos de estudo e aprendizagem, além de se desafiarem.
Sobre as Olimpíadas da Água
Desde 2020, foi iniciada a dinâmica da Olimpíada da Água Aladyr, iniciativa que tem como objetivo levar conhecimento na área de Dessalinização, Reúso e Tratamento de Água e Efluentes para crianças em idade escolar, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com o intuito de forjar primeiras experiências de valorização dos recursos hídricos e sua gestão eficiente em torno das tecnologias promovidas pela Associação. Até o momento, foram reunidas mais de 10.700 crianças de países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Panamá e Peru, das quais mais de 3.000 crianças foram do Brasil nos encontros de 2022.