A prova da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024 ocorreu no dia 29 de maio, no Rio Grande do Sul, e contou com a participação de XX estudantes do João, do 5º Ano ao Ensino Médio, que tiveram quatro aulas de preparação para a atividade. A prova foi realizada em uma praça nas imediações do Colégio. Os jovens foram acompanhados pelo Professor de Física, Alexandre de Maria, a Coordenadora do 9º Ano ao Ensino Médio, Larisa Bandeira, e dos Profissionais da Escola Ana Carolina Ribeiro (coordenadora do Laboratório de Tecnologias Educacionais), os Auxiliares de Classe, Jaderson Oliveira e Thalita Baum.
A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar o mais distante possível, obliquamente, e a partir de uma base de lançamento, foguetes produzidos com material reciclável. Os foguetes e suas bases devem ser construídos por estudantes individualmente ou em equipes de até três componentes.
Construção dos foguetes
Os foguetes voaram com a ajuda de dois tipos de combustíveis: água e ar comprimido, utilizados com os jovens até o 9º Ano, ou bicarbonato de sódio e vinagre, destinados aos estudantes do EM. Este ano, em razão da calamidade climática que atingiu o RS, os estudantes tiveram XX aulas para os foguetes e as bases de lançamento. “Este foi um ano atípico por causa das enchentes, o nosso tempo de preparo foi mais curto, mas o importante é viver esta experiência. Os(as) estudantes aprendem e curtem participar da MOBFOG”, avalia o professor De Maria.