Na manhã de terça-feira, 7 de junho, um grupo de famílias foi acolhido pela secretária escolar, Fernanda Radajeski, que apresentou o espaço físico da Escola. Posteriormente, elas foram recebidas pela orientadora do 1º e 2º ano, Melissa Klein, e pela coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano, Amanda Eccel. A Escola disponibiliza, em diferentes momentos do ano letivo, agendamentos com o propósito de apresentação da história do Colégio, dos seus princípios e da sua proposta pedagógica. Para participar do encontro, é necessário preencher um formulário (clique aqui). Após o preenchimento, a secretaria do Colégio entrará em contato para o agendamento da visita.
As famílias conheceram as áreas comuns do Colégio, como a Biblioteca, o Brechó, Ginásio, Quadra, os Laboratórios de Ciência, Biologia e o ainda não inaugurado Laboratório de Criação – Lab23. Também visitaram as salas de aula das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental e o Joãozinho Legal (turno inverso). No encontro, ouviram a proposta pedagógica da Escola em uma apresentação conduzida por Amanda e Melissa e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como acontece o processo de aprendizagem e ensino no João XXIII. As profissionais também destacaram o processo cuidadoso no período da adaptação ao 1° ano, respeitando os tempos singulares de cada criança na inserção ao ambiente escolar.
No entanto, quem primeiro deu as boas-vindas ao grupo e falou um pouco sobre como é estudar no João foram os estudantes do 5º ano, Diego Coutinho, da 5C, e Sofia Rodrigues, da 5E. “Desde o início, os professores sempre se preocuparam com nossa diversão e os nossos sentimentos”, destacou Sofia. Já Diego, aluno do João XXIII desde a Educação Infantil, comentou: “Sempre achei a Escola bem colorida e com bastante espaço para a gente brincar. Eu adoro o Colégio porque dá para curtir e ao mesmo tempo aprender.”
As famílias foram convidadas a se apresentarem e falarem o motivo pelo qual escolheram visitar o Colégio João XXIII, o nome e a idade dos filhos. E ao fazerem isso, em seus momentos de fala, destacaram o que mais chamou atenção delas em relação à Escola. Todas citaram o fato de que procuravam uma escola não confessional, laica, que respeitasse a diversidade e apoiasse a inclusão. Uma das mães comentou que percebeu na visita à Escola que aqui se privilegiam laços.
Novos encontros em grupos e individuais estão sendo agendados. No dia 13 de junho, pela manhã, serão acolhidas as famílias interessadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, e no dia 21, mais um grupo de interessados no 1º ano. “Estamos felizes em poder receber novamente as famílias. Nos últimos dois anos, só podíamos fazer isso de forma on-line. O contato presencial possibilita o olho no olho, há uma troca maior e eles podem ver e sentir como tudo é conduzido dentro da Escola”, ressaltou a orientadora Melissa.