Festa Junina Solidária do João XXIII arrecada mais de uma tonelada em doações

Uma das celebrações mais aguardadas do calendário escolar do João aconteceu neste último sábado, 22 de junho. A Festa Junina Solidária da escola reuniu mais de 3 mil pessoas da comunidade escolar entre estudantes, famílias, ex-alunos(as) e Profissionais, que aproveitaram a tarde ensolarada ao ar livre, entre as brincadeiras, barraquinhas de alimentação e banda de forró.

Ingresso solidário

Embalada pelo espírito solidário que envolve o RS em razão das enchentes que atingiram o estado em maio, o ingresso da Festa Junina Solidária teve como foco o apadrinhamento de quatro instituições que estão fazendo a diferença para os atingidos pela enchente: Associação de Mulheres Solidárias da Grande Cruzeiro (Assmusol), Associação 101 Vira-Latas, Escola Estadual Décio Martins Costa e Odabá Afroempreendedorismo. O total arrecadado foi de mais de uma tonelada em donativos, distribuídos entre alimentos, ração para animais, material escolar, de limpeza e higiene, dentre outros.

Atrações da Festa Junina

A Festa Junina Solidária contou com diversas opções de alimentação, brincadeiras típicas organizadas pelo professor Paolo, a brincadeira do Celeiro, organizada pelos estudantes do Terceirão, e com dois brinquedos infláveis dentro do Ginásio, que estavam sob a responsabilidade do Grêmio Estudantil do João XXIII (GEJ). Estudantes da 1ª Série do Ensino Médio ficaram responsáveis pelo Brechó Solidário, idealizado por eles. As roupas de verão que estavam à venda foram retiradas das doações das enchentes. O valor arrecadado, cerca de mil reais, será doado para a SDV Cooperativa de Reciclagem. Já o Clube de Imprensa, mediado pela Professora de Português Raquel Luz, também marcou presença. Os(as) estudantes venderam a edição especial “Enchente”, do jornal Expressão, produzido por eles(as).

Além disso, a Escola contou com a presença da Cozinha Solidária, responsável pela venda do pinhão e quentão (sem álcool), e das comunidades Kaingang – que já participa de nossa Feira Orgânica semanal – e Guarani, que expuseram seu artesanato. A venda destes insumos foi destinada integralmente para a Cozinha Solidária e as comunidades indígenas.

Veja um resumo de como foi a nossa Festa Junina Solidária:

Confira algumas fotos do evento: