A música ecoou pelo Colégio e aqueceu os corações dos apreciadores da arte
O Festival de Música aconteceu no dia 3 de outubro, no Pátio Central, reunindo estudantes do 5º ano do Ensino fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM), ex-estudantes e profissionais do Colégio João XXIII, assim como a comunidade escolar.
O evento tem como finalidade incentivar o desenvolvimento de habilidades musicais dos estudantes e da comunidade escolar, proporcionando um espaço de manifestação artística, estimulando a criatividade, autonomia e protagonismo. O repertório abrangeu todos os gêneros e estilos musicais, contemplando tanto composições inéditas quanto reinterpretações de composições consagradas, distribuídas nas categorias Música Própria, Música Instrumental, Música Brasileira Cover, Música Internacional Cover.
A Comissão Julgadora foi composta por cinco profissionais ligados à música: Caetano Silveira, Dionathan Gonçalves, Lucas Kinoshita, Rodrigo Fontoura e Tuti Rodrigues. Os jurados tiveram a grata missão de selecionar os vencedores das faixas etárias Infantojuvenil (5º ao 7º ano do EF) e Juvenil (8º ano ao EM), classificados por ordem de pontuação.
Os professores foram os mediadores desse encontro dos estudantes com a música, como expressão artística no cotidiano do Colégio. Eles acompanharam orgulhosos seus alunos, vibraram e cantaram junto com a comunidade escolar. A energia da noite estrelada somada ao som dos aplausos e aos olhares atentos, abrilhantaram cada apresentação que passou pelo palco, proporcionando shows emocionantes, fossem eles solos, em duplas, trios ou em grupos. E o resultado desse conjunto de talentos e emoções se evidenciou nas premiações.
Na faixa etária Infantojuvenil, na categoria Música Instrumental, o grupo vencedor é composto pelos estudantes Pedro Simões, Lorenzo Pinheiro e Murilo Rangel, todos do 7º ano. Na Música Brasileira Cover, a banda formada pelo João Vicente Abdala, Antônia Tidra, Isabela Schneider, Rafaela Arnold, Lorenzo Vitola, Marina Scalco e Bernardo Mano conquistaram o 1º lugar com a canção “Peleia”, da Ultramen. Em 2º a estudante Bethânia Gaertner que cantou “Peça Felicidade”, da Melim. Na Música Internacional Cover a vencedora foi Clara Caron de Araújo com “Drivers License”, da Olivia Rodrigo. Na 2ª colocação, o grupo formado pelas estudantes Ana Barcos, Helena Silveira, Isadora Ruiz e Joana Caobelli, apresentou Rebel Girl, da banda americana Bikini Kill e, em 3º lugar, a estudante Aurora Rodrigues cantou “Cry Baby” da Melanie Martinez.
Na Juvenil, a estudante Carol Vieira conquistou o 1º lugar na categoria Música Própria com “De novo”. Em 2º lugar a banda Sótão 63 com “Dagaz” e em 3º o estudante Ramiro, com “Casamento Carrousel”. A estudante Jasmin Chavannes, acompanhada do seu violão, conquistou a 1ª colocação em Música Instrumental com “Feira de Mangaio”. Na Música Brasileira Cover, a banda Inserir Texto ficou em 1º com “Velha Roupa Colorida” da Elis Regina. Em 2º lugar os estudantes Érico Bins Ely, Georgia Gomes e Maitê Hennemann cantaram “Como nossos pais” também da cantora Elis Regina. Em 3º, o grupo composto por Gustavo Taminato, Lorenzo Settin, Maria Clara Selonk e Theo Coelho cantaram “Só sei dançar com você”, da Tulipa Ruiz. Finalizando a faixa etária Juvenil, na categoria Música Internacional Cover, Joana Lontra venceu cantando “The winner takes it all” do ABBA. A estudante Beatriz Lumertz cantou “Lover you should’ve come over”, do Jeff Buckley, ficou em 2º lugar. E, novamente, a banda Inserir Texto conquistou mais um prêmio, dessa vez o 3º lugar com a música “Time”, do cantor David Gilmour. No total foram 16 premiações entre as 30 apresentações que encantaram e embalaram a noite do Festival de Música.
O evento oportuniza o desenvolvimento e aprimoramento dos nossos estudantes, tornando-os protagonistas e apreciadores dessa arte que é a música em todas as suas formas e sua organização é realizada por uma Comissão Organizadora composta pelos(as) Professores(as) do componente curricular Música: Ana Maestri, Anderson Bopsin (Bob Bopsin), Simone Rasslan e Rodrigo Sabedot. Além deles, a Coordenação Pedagógica e Administrativo-Pedagógica (Ianne Vieira, Bruno Correia e Cristina Mello), Direção Pedagógica (Paula Poli e Fernanda Radajeski) e o Grêmio Estudantil do João (GEJ), com os estudantes Rodrigo Figueiró Ferreira e Beatriz Lumertz Barcellos da Silveira.
O Colégio João XXIII tem uma comunidade unida e que se integra por meio da música, das vivências e do afeto.
Por Renata Lages A. Eberhardt
Confira os registros dessa noite musical:
Comissão Julgadora e Comissão Organizadora:





Infantojuvenil:
















Juvenil:



































Premiação:




























Fotos Gerais:






