As turmas do 8º ano estão participando de uma atividade investigativa, proposta pelo Professor de Biologia Bruno Corrêa, para aprimorar habilidades e competências de investigação científica. O objetivo é desenvolver uma investigação criminal e resolver problemas, a partir de dados que eles forem coletando ao longo das semanas, para chegar a uma resposta.
O crime era o “Assalto à Família Bragança”, e para resolvê-lo precisaram desvendar a tipagem sanguínea, coletar informações de revelação das impressões digitais e analisar dados das circunstâncias, como jornais, no contexto em que o crime ocorreu. Além disso, ouviram o depoimento de 12 pessoas que tinham envolvimento com o crime. Os “personagens” em questão eram os amigos do Professor Bruno. Os estudantes confrontaram os depoimentos dos suspeitos, para junto das evidências irem remontando a cena do crime, a fim de encontrar os culpados e qual foi a motivação do crime.
O próximo passo será montar um quadro da elucidação do crime, com linha do tempo, fotos e alfinetes. Cada grupo fará uma narração remontando os fatos do caso e com o desfecho que encerrará o “Assalto à Família Bragança”.