João Solidário: 60 Anos de Empatia

Se há uma coisa de que o Colégio João XXIII se orgulha nestes 60 Anos de história é da solidariedade que engaja a comunidade escolar. Solidariedade, esta, que não se restringe ao ambiente de sala de aula, mas que se traduz em ações concretas de responsabilidade social e de engajamento das crianças e jovens. 

Ser solidário é tornar concreto o espírito comunitário e filantrópico que orienta a Fundação e o Colégio. É demonstrar que a construção dos saberes passa, também, pela compreensão das pessoas como indivíduos com características próprias e que convivem coletivamente, com necessidades intrínsecas. 

Diante da situação de calamidade pública que vive o Rio Grande do Sul devido às enchentes de 2024, a comunidade escolar colocou em prática a força da solidariedade, reunindo voluntários para, em mutirão, reunir doações para a famílias desabrigadas e desalojadas. Diferentes itens, como alimentos, roupas, produtos de higiene e de limpeza foram arrecadados, selecionados e organizados por estudantes, familiares e Profissionais da Escola unidos pela causa. A solidariedade, assim, também busca devolver um pouco de dignidade diante de um cenário que urge pela reconstrução em meio à catástrofe. 

São 60 Anos promovendo ações de impacto positivo na comunidade por meio do engajamento social. 60 Anos de uma comunidade formada por indivíduos que sabem que, coletivamente, exercem suas potencialidades. E, compreendendo o que Paulo Freire já contava em seus ensinamentos, que ser solidário é partilhar da dor alheia e propor ajuda para a sua superação por meio de ações concretas. 

60 Anos de um João que ensina que a solidariedade se torna um projeto pedagógico. 

Veja também: Comunidade engajada: doações para a comunidade do João atingida pelas enchentes (Comunidade engajada: doações para a comunidade do João atingida pelas enchentes)

Pular para o conteúdo