Jornada Literária e Seminário de Humanas: Tekoá Kipá – florestar histórias em comunidade

O evento ocorreu no dia 17 de maio e contou com a presença da comunidade escolar 

A Jornada Literária aconteceu na manhã do dia 17 de maio, sábado, em diversos ambientes do Colégio João XXIII, todos preparados com afeto e cuidado, a partir de estudos desenvolvidos com as crianças e jovens. O tema florestar histórias em comunidade inspirou momentos culturais em múltiplas linguagens para revelar o imaginário das nossas crianças e jovens, dos Profissionais e da comunidade escolar. O nome Tekoá Kipá pode ser compreendido como “terra onde se vive”, “terra de vida” ou “terra onde somos o que somos”. Traduz e vai ao encontro da temática que será trabalhada ao longo de 2025, “Educar para o cuidado. Somos parte da terra e ela é parte de nós “.   

O compartilhamento de vivências e de mundos tão fantásticos e diferentes proporcionou descobertas de novas visões, autores, narrativas, cenários e personagens. Essas vivências aconteceram não só durante a Jornada, como no decorrer da semana anterior. Recebemos autores, de forma presencial e online, para conversarem com as turmas sobre suas obras, entre eles Natália Polesso, Patrícia Auerbach e Trudruá Dorrico. A antropóloga Lúcia Scalco conversou com as crianças sobre as comunidades indígenas. Complementando a programação e o enriquecimento cultural dos nossos jovens, durante o mês de maio, as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM) farão saídas de estudos para a Bienal do Mercosul. 

Além disso, a comunidade escolar do João aproveitou a Feira do Livro realizada entre os dias 12 e 17 de maio, com editoras e livrarias parceiras, no Gazebo Bougainville, na entrada do Colégio. 

A abertura da Jornada Literária contou com a apresentação da Banda J23 no Pátio Central. Na sequência da programação, ocorreram contações de histórias na Educação Infantil, com a apresentação teatral “Uga – a fantástica história de uma amizade daquelas”, foi protagonizada pela equipe docente e inspirada na obra literária do escritor indígena Kaká Werá Jecupé, no 1º, 3º e 6º ano do EF. Além das atividades do João Inclusivo, sarau, sessões de autógrafos, cinema e teatro, apresentações musicais, debates e exposições de trabalhos em todas as etapas. Foi tempo também de colocar as famílias para contarem histórias de antigamente, no 7º ano, e dialogar a partir da obra de Antônio Bispo, no 8º ano. 

Como parte integrante da Jornada Literária, tivemos o Seminário de Humanas protagonizado pelos(as) estudantes do 6º ano do EF à 3ª série do EM. Uma vivência marcada pelo encontro entre saberes, territórios e linguagens. 

A proposta integrou diversas áreas do conhecimento — como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências e Leitura de Mundo — em projetos interdisciplinares que abordaram temas como ancestralidade indígena, crítica urbana, colonialismo africano e futuros possíveis para o planeta. Por meio de exposições, instalações, murais e produções audiovisuais, os(as) jovens compartilharam narrativas que revelam múltiplas cosmologias e formas de resistência, transformando os corredores da Escola em um espaço de escuta, criação e celebração da diversidade. 

No encerramento do evento, no Pátio Central, ocorreu a entrega dos certificados de participação no Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios, com a temática Oceanos. Momento importante e que valoriza o compromisso e dedicação dos(as) nossos(as) estudantes, bem como uma visão de criticidade e responsabilidade com a Terra. 

Nesse contexto especial de celebração do cuidado, da ancestralidade, do outro, das narrativas, da natureza, cultura e literatura indígena e da literatura gaúcha e brasileira, tivemos um espaço para viver e sentir universos tão diferentes e ricos, por meio de arte, dança, música, personagens e suas aventuras, junto com reflexão, debate e posicionamento. 

Dentro dessa atmosfera de cuidado e de um propósito de narrar potentes e diversas histórias em comunidade, também tivemos um momento especial de integração com os Profissionais do João XXIII, que antecedeu a Jornada Literária, quando os profissionais do nosso Colégio foram presenteados, em uma ação do Núcleo de Formação, com a obra Futuro Ancestral, de Ailton Krenak. 

Para saber mais sobre a vivência dos Profissionais do Colégio João XXIII, clique aqui.

Por Renata Lages A. Eberhardt

Veja abaixo os registros da Jornada Literária: