Momento de integração entre os profissionais celebra a literatura indígena

A Dança Circular e a entrega do livro de Ailton Krenak marcaram a celebração

No dia 17 de maio, às 8h, no Campão do Colégio João XXIII, aconteceu um momento especial para os nossos Profissionais, os quais foram recebidos pela diretora Paula Poli, vice-diretora Fernanda Radajeski, Ianne Ely Godoi Vieira coordenadora do Núcleo de Formação, para um acolhimento especial e de celebração literária. 

A diretora e vice-diretora convidaram cada um(a) a pensar na Escola como um solo vivo. Um lugar que pede não pressa, mas presença. 

Após a abertura, que contou com as falas da equipe pedagógica, Ianne leu um trecho do livro do Ailton Krenak. A equipe foi convidada pelo coordenador pedagógico do 9º ao Ensino Médio, Bruno Correia, para a Dança Circular. Após essa dinâmica de integração, os profissionais receberam o livro “Futuro Ancestral” do escritor indígena Ailton Krenak, que diz: “O futuro é esse lugar que a gente constrói agora, com os pés no chão e os olhos no céu.” 

O cuidado também é circular: ele vai, toca, volta e transforma. E, o João XXIII cuida e acolhe seus profissionais, inspira e incentiva a leitura, proporciona vivências e formações. Tudo isso dentro da temática que será trabalhada ao longo de 2025, “Educar para o cuidado. Somos parte da terra e ela é parte de nós “. 

Cuidar da escola e de nossos profissionais também é pisar suavemente na Terra. 

Dança Circular 

A Dança Circular é uma prática que se realiza em forma de círculo, geralmente com os participantes de mãos dadas, e que se inspira em danças tradicionais e folclóricas de diferentes culturas. Ela tem o objetivo de promover a harmonia, a integração, a conexão entre as pessoas e a expressão de sentimentos de forma positiva. Como a dança não precisa ser necessariamente coreografada, ela permite liberdade de expressão individual dentro do contexto do grupo. 

Saiba mais sobre Dança Circular clicando aqui

Ailton Krenak 

Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenaque e Imortal da Academia Brasileira de Letras. Ailton é também professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro.  

Para saber mais sobre Ailton Krenak, acesse aqui.

Por Renata Lages A. Eberhardt

Assista no YouTube os vídeos dessa dinâmica de integração e celebração da literatura indígena:

Confira abaixo os registros desse momento especial: