O ano de 2024 será marcado por um dos eventos esportivos mais esperados do mundo: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que neste ano, ocorrerão em Paris entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Inspirados pelo momento, os(as) professores(as) de Educação Física do João XXIII pensaram em atividades educativas e inspiradoras para os(as) estudantes. “O objetivo é dar protagonismo ao espírito olímpico através de vivências e palestras de esportes que estarão nos Jogos de Paris de 2024, incentivando nos estudantes a integração, a prática de esportes e a formação de cidadãos conscientes”, explica o Professor Paolo Franciozi sobre a atividade que começou na segunda-feira (8) e terminou nesta quinta (11) na Escola.
No primeiro dia, estudantes do 5º, 6º e 8º Ano tiveram a oportunidade de conversar e conhecer um pouco mais sobre a prática do boxe com o atleta Gustavo Silva, campeão brasileiro de Boxe peso pena. Ele contou sobre sua trajetória no esporte e sobre a rotina de treino no período que antecede uma luta, em que precisa perder 10kg do peso. “Desde que conquistei o título, tenho ido em algumas escolas, e acho isso muito importante! O esporte serve, também, como instrumento de interação social: enquanto estão jogando, eles estão interagindo”, destacou o atleta. “Bem melhor do que estar na frente do celular’, completou.
No segundo dia, o treinador da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC) compartilhou com estudantes um pouco da rotina e do trabalho à frente da equipe de Futsal de Canoas. Ele também mostrou vídeos dos jogos dos quais participa o time treinado por ele e prometeu que, na próxima vez, fará uma experiência com os alunos e alunas para que eles joguem vendados. A ex-aluna Mariana Menezes, tricampeã gaúcha de skate park, foi a última a conversar com algumas turmas do Ensino Médio.
Jovens atletas da Federação de badminton também vieram ao João para uma prática com nossos estudantes. Arthur Borba e Gabrielly Kraemer descobriram a habilidade para o esporte dentro da escola pública em que estudavam. Arthut, campeão Panamericano de 2019, se formou no Ensino Médio no ano passado e, hoje, faz parte do time de badminton da Aeronáutica. Gabrielly, que foi campeã brasileira em 2019, está no último ano escolar. Eles comentaram que sabem bem da importância do incentivo ao esporte no ambiente educacional. “Íamos para o recreio e queríamos nos movimentar. Um dia, uma professora nossa nos apresentou ao badminton, e aí, ela observou que nós tínhamos habilidade para este esporte”, resumiu Arthur.
Quem também participou nos três dias do Momento Olímpico foi parte da equipe do Charrua Rugby, os treinadores Gabriel e Igor Miranda e a jogadora Júlia, que falou dos benefícios do esporte em sua vida: “jogo rugby há sete anos. Estar na rotina de treino, ao lado da equipe, mudou minha vida. Somos como uma família”.
Durante os três dias, após a palestra, os(as) estudantes tiveram um momento de vivência entre as modalidades de basquete, rugby, badminton, boxe e corrida. A avenida central da Escola, após receber uma pintura, virou pista de atletismo de 60 metros, preparada para a ocasião pela equipe de Manutenção da Escola. Cada grupo se organizou e optou por uma modalidade, a qual pôde vivenciar por cerca de uma hora. Nem o frio tirou o ânimo dos(as) nossos(as) jovens.
Ao trazer o espírito olímpico para a escola, professores e educadores têm a chance de instigar o interesse dos estudantes por diferentes modalidades esportivas, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.