Mostra João celebra o conhecimento e o protagonismo estudantil com a comunidade escolar

Atividades interativas, apresentações e produções autorais conectaram famílias, educadores e estudantes

Na manhã de sábado, 29 de novembro, o Colégio se transformou numa grande exposição ao ar livre com os trabalhos desenvolvidos pela Educação Infantil ao Ensino Médio, durante o ano, para a Mostra João. O evento contou com a presença da diretora Paula Poli e da vice-diretora Fernanda Radajeski, do presidente da diretoria executiva, José Carlos Monteiro da Conceição, dos educadores, profissionais e comunidade escolar.

Ao longo do ano, foram desenvolvidas práticas pedagógicas que valorizam os saberes e a experiência como produtores de um caminho singular de aprendizagens que se tecem de maneira sensível e significativa. As pesquisas e trabalhos envolveram diferentes campos e áreas do conhecimento, oportunizando o protagonismo infantil e juvenil, de forma lúdica e criativa, através de jogos, interatividade, exposições de trabalhos e apresentações artísticas.

Os projetos envolveram sustentabilidade, natureza, a cultura dos povos originários e afrodescendentes, diversidade cultural e artística, entre outros temas. Assim, foram organizados tempos e espaços para favorecer encontros que transformam, relações que educam e práticas que convidam ao protagonismo de crianças e jovens. A escola tornou-se um território vivo, onde pensar, narrar e aprender se misturaram e produziram sentidos.

O evento contou com uma parte temática do terror, organizada pelas turmas do 6º ano, Batalha Naval envolvendo Matemática e Arte Cênica com as turmas do 5º ano, propostas de poesia e hip Hop – A palavra é nossa força, somos movimento! do 7º ano e a Exposição “Além do Visível: Protagonismos e Possibilidades”
& Apresentação do projeto de Doutorado da Bianka Rauber, do 8º ano com a presença do AEE, apresentação das Bandas do J23, Premiação das Olimpíadas do Conhecimento, Premiação da Cartografia do 8º ano (realizada na semana anterior) e do 9º ano do Ensino Fundamental, Escape Room, carrinho de rolimã, Contação de História com a participação da Comissão João Plural, instalação de tela e plantio na horta, sessão de autógrafos do 4º ano e da turma NF da Educação Infantil, Clip Festival In Progress: Apresentação da cena e das músicas, Mostra de Curtas, e a participação das Comissões João Inclusivo e Antirracista. Os estudantes do Clube de Imprensa expuseram e venderam os exemplares de seu jornal e o Clube de Audiovisual exibiu as produções desse ano.

Ao acolher o que as crianças e jovens pensam, percebem e imaginam, articulando com os saberes propostos e organizados pelas etapas do ensino, fortalecemos um modo de ensinar e aprender que se constrói na relação; que não fecha sentidos, mas abre possibilidades; que entende o conhecimento como criação conjunta, fruto das interações e das experiências que ganham corpo no cotidiano da escola.

A Mostra não é ponto de chegada, mas celebração do caminho: dá visibilidade às experiências e às singularidades e partilha com a comunidade a riqueza do cotidiano. Ela oferece vivências, troca de saberes e desenvolvimento de habilidades em um ambiente acolhedor, motivador e de valorização do saber, os quais permitem o compartilhamento das aprendizagens e de reflexões sobre diversos temas, estimulando a formação do pensamento crítico. Contribuindo, dessa forma, para formação de seres humanos mais colaborativos, responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.

No mesmo dia, após a Mostra João, ocorreu o almoço organizado pela Comissão Antirracista com o Chefe Sidy, no Refeitório.

Por Renata Lages A. Eberhardt

Confira os registros evento:

Fotos Mostra João:

Fotos do Almoço com Chefe Sydi:

Fotos Premiação Olimpíadas do Conhecimento e Cartografia: