O Núcleo da Juventude coloca a Escola diante de um desafio: o de ser capaz de levar em conta a condição juvenil. Dessa forma, a arquitetura pedagógica contempla uma estrutura diferenciada em prol do diálogo com os tempos de vida e das culturas juvenis.
Acolhemos os jovens, do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, com o compromisso de acompanhá-los, auxiliando cada um no processo de aprendizagem, construção do conhecimento e no fortalecimento dos vínculos entre pares. Cuidar e educar permanecem indissociáveis no currículo para jovens. Os tempos da vida funcionam como impulsionadores para se pensar os tempos da Escola também. Novos desafios, bem como novas possibilidades, são parte da trajetória neste tempo da vida.
Uma Equipe Técnica composta por Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Psicologia Escolar, junto aos docentes, aos tutores e aos profissionais do apoio pedagógico, passa a cuidar desse elo entre o ser criança e se tornar um jovem. Comprometemo-nos em cuidar do cotidiano e dos sentidos carregados ao se constituir como jovem; assumimos também um papel de parceira com as famílias no movimento da vida, da transformação, do crescimento – uma responsabilidade compartilhada. Cada um com seus saberes, seus olhares, mas juntos, criam uma verdadeira tessitura, em que as lentes analíticas de ambos, imbuídas do diálogo e do respeito mútuo, passam a fazer parte de uma relação de confiança e construção conjunta.
O cotidiano se estabelece como uma possibilidade real para compreender a importância que “os jovens têm como categoria social, os códigos que compartilham entre si, os vínculos que estabelecem, os valores que orientam suas escolhas, além de ressaltar os conhecimentos que produzem e a formação de redes comunicativas que os mantêm permanentemente em interação. Ao conhecer as culturas juvenis, as trajetórias e os territórios de socialização partilhados por jovens com diferentes histórias de vida e lugar social, a Escola se depara com uma infinidade de perguntas. Entretanto, sabemos que mais valioso do que encontrar respostas será importante compreender o percurso de reconhecimento pessoal e social trilhado por eles na afirmação de identidade, recorrendo ao diálogo como forma privilegiada de interlocução” (Juventudes: diálogos e práticas, 2013).
Projetos do Núcleo da Juventude:
Banda J23 e Festival de Música
Desde 2012, o Colégio conta com mais uma atividade diferenciada e extracurricular, a “Banda J23”. Desde 2019 a prática foi ampliada para estudantes a partir do 6º ano, divididos em grupos por faixa etária. Coordenado por professores de Música, o grupo se reúne uma vez por semana em uma sala de aula específica que, nessa hora, vira um “estúdio” com microfones, instrumentos e “cantores”. Um dos momentos mais especiais é o Festival de Música da Escola, em que a banda se une a outras tantas vozes do João para comemorar a cultura, a arte e a expressão musical que pulsam em nossa comunidade.
Conselho de Alunos
O Conselho de Alunos, mais conhecido como CA, se renova anualmente e é formado pelos representantes de turma a partir do 5º ano até o Ensino Médio. O grupo representa os estudantes em diferentes instâncias do Colégio e tem o compromisso de dar voz aos interesses, às sugestões e/ou reivindicações dos estudantes por meio de reuniões mensais com a Direção, orientadoras educacionais, psicóloga e participantes do Grêmio Estudantil. Um dos espaços mais queridos do João XXIII, o Campão, surgiu a partir de mobilizações dos estudantes. Ações solidárias como doações para instituições carentes e projetos ambientais também fazem parte das atividades do grupo. Nos últimos anos destaca-se a organização da Mostra do Conhecimento.
Clubes de Ciências, de Cinema e de Produção Audiovisual
A Escola criou espaços diferenciados e multietários para estudantes com interesse, curiosidade e desejo de aprofundamento em algumas áreas. Os Clubes, que tiveram início na pandemia em 2020, de forma on-line, aguardam a possibilidade de serem ressignificados para encontros presenciais. Os Clubes se constituem como uma célula de descoberta, debate, encontro e produção científica e cultural.
Grêmio Estudantil do João – GEJ
O Grêmio Estudantil representa os interesses dos estudantes do Colégio. No João XXIII, o GEJ atua também no entorno da comunidade escolar, preparando encontros e palestras para discutir assuntos de interesse dos estudantes e temas de relevância social. Intensificar a participação responsável dos estudantes nas atividades da Escola, na busca da defesa de seus interesses, é o principal objetivo do Grêmio. Uma das atividades promovidas pelo grupo é a Gincana do Grêmio. A Gincana é uma atividade de integração organizada pelo Grêmio Estudantil com o apoio de diversos profissionais do Colégio João XXIII. Suas atividades são elaboradas pelos estudantes e envolvem a resolução de desafios em equipe, privilegiando o desenvolvimento da autonomia, tomada de decisões em grupo e senso de coletividade.
Equipes Esportivas
O esporte e o movimento como forma de engajamento dos jovens e de mobilização para a vivência coletiva no Colégio é uma das marcas do João XXIII. As Equipes organizam-se por grupos multi etários e por modalidades, incluindo o futebol, vôlei, handebol, entre outras. Em 2022, inicia-se a equipe de beach tennis com uma quadra preparada para essa modalidade.
Gincana
A Gincana é uma atividade de integração organizada pelo Grêmio Estudantil com o apoio de diversos profissionais do Colégio João XXIII e colaboradores. Suas atividades são elaboradas pelos estudantes e envolvem a resolução de desafios em equipe, privilegia o desenvolvimento da autonomia, a tomada de decisões em grupo e o senso de coletividade.