A semana de comemoração encerrou com o sábado festivo reunindo profissionais, comunidade escolar e estudantes para celebrarem os 61 anos do Colégio
A 1º edição do Hack@João, em parceria com o Senac Tech, aconteceu entre os dias 29 e 30 de agosto, no Colégio. Jovens do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) ao Ensino Médio (EM).
O Hack@João é uma maratona de inovação que estimula a cultura digital, promovendo o desenvolvimento de competências nas áreas de tecnologia, criatividade e resolução de problemas reais. Essa edição está centrada na resolução de um desafio com temática ambiental, com o objetivo de estimular o pensamento crítico, desenvolver habilidades digitais e de programação, promover a integração entre os níveis de ensino através do trabalho em equipe, vivências noturnas e a capacitação dos professores em metodologias de hackathon.
Entre as 20h e a 1h da manhã, os estudantes do 8º ano participaram do MiniHack@. Eles precisavam resolver um problema relacionado à leitura e o uso da biblioteca no João XXIII, desenvolvendo uma aplicação digital (aplicativo ou uma página na internet) que resolvesse a questão. O processo envolveu a formação dos grupos, definição da ideia, programação e modelagem, apresentação das soluções e premiação simbólica. O grupo “Ernestos”, da turma 8A, ficou em 1º lugar.
Enquanto os jovens do 9º ano ao EM trabalharam a rotina de consumo excessivo da persona João, como a compra de uniformes, roupas, acessórios e tênis, sem pensar no impacto ambiental e na sustentabilidade e sem utilizar o grupo de WhatsApp “Desapega” e o Brechó do Colégio. O desafio era criar um recurso tecnológico criativo para ampliar o reaproveitamento de materiais e produtos no contexto escolar e que ajudasse a persona a encontrá-los.
O evento encerrou no dia 30, às 11h, com a apresentação dos trabalhos para uma banca composta por profissionais do Senac Tech e a diretora do João XXIII, Paula Poli. O grupo “Black Sabbath”, composto por estudantes do Terceirão, foi o campeão.
Ainda na manhã de sábado, em comemoração ao aniversário do Colégio, aconteceu o evento “Vivências Compartilhadas”, espaço de encontro e compartilhamento de experiências vividas pelas crianças da Educação Infantil no cotidiano escolar. O evento proporcionou um momento de integração entre Colégio, as crianças e suas famílias numa programação diversa, com atividades que envolveram experiências sensoriais e criativas com a natureza: “Vamos brincar com gravetos?”, “Vamos brincar com barro e argila?” e “Vamos brincar de misturas e poções mágicas?”.
A “Jornada Matemática & Científica”, que ocorreu em paralelo ao evento Vivências, é uma oportunidade para as crianças do 1º ao 4º ano do EF, desenvolverem ainda mais as habilidades de raciocínio, lógica e trabalho em equipe, em atividades que abrangeram as áreas do conhecimento da Matemática e Ciências da Natureza.
Para encerrar as comemorações do aniversário de 61 anos do Colégio João XXIII, a comunidade escolar, profissionais e estudantes, participaram do evento tradicional, o Feijoão. Originalmente teria acontecido no dia 23 de agosto, data oficial de aniversário do Colégio. Em razão da previsão de tempestades, acabou transferido para a semana seguinte. E o melhor presente não poderia ser outro, um dia ensolarado que iluminou e aqueceu todos que estiverem nesse momento festivo.
Durante o FeiJoão a comunidade escolar pode participar das oficinas de massa de modelar, da Galinha Popó e das bonecas Abayoumi*. A comemoração também contou com a participação do Instituto do Câncer Infantil (ICC), do Clube de Imprensa, das Comissões Antirracista e João Inclusivo e do Grêmio Estudantil do João (GEJ).
Pelo palco passaram atrações especiais, como a banda Samba em Dose Dupla, que animou a feijoada, a estudante do 9º ano Geórgia Gomes e seu pai JH embalaram todos com voz e violão. Além deles, representantes da equipe do Conselho Técnico Administrativo e pedagógico (CTAP), e representante da Gerência Administrativo-Financeira (GAF), estiveram no palco para cantar “Parabéns” pelos 61 anos do Colégio, acompanhada do estudante Henrique Juguero, com seu acordeon, e do professor de música Bob, com seu violão. Os dois tocaram as versões tradicional e gaudéria, enquanto a comunidade escolar cantava. Na hora de apagar a velinha, foi a vez das crianças e da equipe Joãozinho Legal, criadoras artísticas do bolo. O sábado foi marcado por momentos lúdicos, artísticos, de reencontros e compartilhamento de afeto.
*Abayoumi significa presente precioso. A história conta que uma mulher com olhos de brasa e mãos de estrela, Lena Martins, falava com seus tecidos e eles entendiam suas mãos. Com retalhos, ela amarrou, torceu, enrolou e nasceu a primeira bonequinha preta, Abayoumi. Ela nasceu dos sonhos de uma mulher preta, criadora e artesã. Para cada bonequinha dizia: “Você é linda, você é forte, você é um presente precioso.”
Por Renata Lages A. Eberhardt
Confira as imagens desse dia festivo:
Hack@João:




















Jornada Matemática & Científica:




















Vivências Compartilhadas:




















FeiJoão:






















