Na manhã da última terça-feira, 5 de julho, os representantes do Conselho de Alunos (CA) se reuniram para compartilhar as propostas de cada dupla de representantes e discuti-las em grupos. Participaram do encontro estudantes do 6º ano ao Ensino Médio. O 5º ano também participa do CA, mas como ainda não elegeu seus representantes de turma, não estava presente. Os eleitos serão escolhidos nesta semana por meio de votação. As Orientadoras Pedagógicas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, Fabiana Lisboa, e do 9º ano ao Ensino Médio, Letícia Gonçalves, também participaram. Para compartilhar e selecionar as propostas prioritárias, os estudantes foram divididos em três grupos formados por estudantes do 6º e 7º ano, 8º e 9º ano e do Ensino Médio.
Ações do CA
Um dos espaços mais queridos do João XXIII, o Campão, surgiu a partir de mobilizações dos estudantes, assim como o Clube do Livro, que foi iniciado este mês no João. Outro projeto recente, concebido dentro do CA, é a Feira de Conhecimentos, em que os estudantes escolhem as categorias para que os jovens apresentem seus trabalhos durante a Jornada Cultural. Por meio de votação, os melhores projetos recebem uma premiação. “O CA foi criado na perspectiva da concepção de juventude que o João acredita: valorizando o jovem no seu tempo, e não o “vir a ser”. Proporcionamos espaço, escuta e acolhemos o que eles têm a dizer sobre seus desejos e necessidades. Promovemos a cidadania, instigando-os em suas proposições e estimulando-os a pensar e agir”, explica Fabiana.
Sobre o CA
O Conselho de Alunos, que se renova anualmente, é formado por representantes de turma a partir do 5º ano até a 3ª série do Ensino Médio, coordenados pelos(as) Orientadores(as) Educacionais e Psicólogo/a Escolar. Os representantes são escolhidos pelos colegas através de um processo eleitoral que contempla a formação das chapas, a construção e a apresentação das plataformas e a escolha por meio de votação.
O CA tem direito a uma vaga na composição do Conselho Deliberante. Compete ao Conselho de Alunos representar os estudantes nas discussões e nas decisões em diferentes instâncias da Escola, além de dar voz aos interesses, às sugestões e/ou reivindicações dos estudantes nas reuniões do CA.