As crianças vivenciaram momentos lúdicos e encantadores nas duas semanas de projeto
Hoje, dia 16 de janeiro, foi o último dia do Projeto de Férias de Verão. Iniciado no dia 5 de janeiro, proporcionou momentos alegres e criou memórias inesquecíveis para as crianças que puderam aproveitar momentos mágicos e repletos de significados aqui no João XXIII.
As vivências ao ar livre e experiências nas mais diversas linguagens tornaram as férias das crianças, do maternal ao 4º do Ensino Fundamental, ainda mais divertidas, com aulas de culinária, onde elas aprenderam a fazer gelatina com frutas e biscoitos, com a ajuda da nutricionista Joseane Mancio. Também se lambuzaram com sacolés de uva e se encantaram com a contação de histórias na sala ambientada na biblioteca, com a Mayura de Matos.
A diversão ficou por conta dos brinquedos infláveis de toboágua, que refrescaram os dias quentes de janeiro. A exploração dos espaços do João XXIII foi intensa com trilhas de descoberta, tornando as férias mais emocionantes e instigantes com o corredor sensorial que propiciou brincadeiras plurisensoriais. E, não poderia faltar a dimensão artística, com a criação de pulseiras de miçangas e mandalas. Além disso, o riso esteve garantido com a apresentação de teatro do espetáculo “Tuíga Solito – Um solo de um palhaço só”.
Para fechar esses 10 dias intensos, as crianças foram à horta para fazer seu Pote Mágico, que consistia em plantar mudas de suculentas em potes de vidro, decorados por elas. Após o plantio, elas levaram suas produções para casa, para que junto à família sigam cuidando e acompanhando o crescimento das plantinhas.
As dinamizadoras, Cristina Saldanha e Sabrina Brino, que integram a equipe do Joãozinho Legal, trazem suas reflexões sobre esse tempo vivido na Escola.
“É gratificante ver as crianças felizes, envolvidas e vivendo experiências significativas, mesmo estando em um espaço que frequentam ao longo de todo o ano. O cuidado em planejar atividades que realmente façam as crianças se sentirem em férias, parte também da compreensão de que muitas famílias não têm com quem deixar seus filhos nesse período. Assim, o projeto se consolida como um espaço seguro para as famílias e, alegre, leve e divertido para as crianças, trazendo contribuições positivas para a comunidade escolar.”
As dinamizadoras, juntamente com as coordenadoras pedagógicas Amanda Dornelles e Márcia Valiati, elaboraram o planejamento e o cronograma da programação, pensando nas experiências que seriam oferecidas nesse tempo de lazer e diversão das crianças, usufruindo de todos os espaços que o Colégio oferece. As propostas contam com o trabalho cuidadoso de toda equipe dos profissionais de apoio pedagógico.
O principal objetivo do projeto é proporcionar momentos de bem-estar, socialização e diversão, respeitando a infância e fortalecendo a conexão das crianças com a natureza, que é o eixo central das atividades. As propostas são organizadas de forma lúdica, com oficinas, brincadeiras ao ar livre e muitas vivências com água, criando um ambiente acolhedor onde as crianças possam brincar, explorar, aprender e se encantar, sentindo-se verdadeiramente em férias.
“O convívio entre crianças de diferentes idades, através de vivências ricas que destacam a importância do brincar, da fantasia e da criatividade, aconteceram em espaços que privilegiaram o contato com a natureza – a água, a terra, as árvores, e tudo mais que floresce com as infâncias do João”, destaca Márcia Valiati.
Projeto de Férias
O Projeto de Férias acontece anualmente, nos recessos de verão e inverno, desde o final da década de 90. Em cada temporada, as atividades são estrategicamente pensadas pelas dinamizadoras e coordenadoras do Núcleo da Infância. Algumas se repetem pelo sucesso na edição anterior e outras são inseridas para diversificar e surpreender as crianças.
Lembrando que o Projeto de Férias de Inverno oferece atividades adaptadas para essa estação mais fria. Entre elas, o “acampadentro”, acampamento montado dentro das salas, com chocolate quente, hora do conto e acolhimento.
Além disso, também são garantidos tempos e espaços para brincarem livremente, independentemente das atividades programadas, tanto no verão quanto no inverno.
Nesse ano foram disponibilizadas 5 vagas para a Classe Bebê, 15 para o Maternal, 20 vagas para os Níveis na Educação Infantil, 15 para o 1º ano e 15 vagas para os estudantes do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, atendendo assim diferentes faixas etárias da escola. Priorizando os estudantes do turno inverso.
Por Renata Lages A. Eberhardt
Veja os registros das atividades do Projeto de Férias:
Exploração Sensorial:
Brinquedos Infláveis:
Sacolé:
Contação de Histórias:
Culinária Gelatina:
Pote Mágico:
Arte em Fios Mandala:
Culinária Biscoitos:
Trilha das Descobertas:
Espetáculo “Tuíga Solito: um solo de um Palhaço Só”:
Dinamizadoras:
