Pause e Pense: construindo relações saudáveis

A convivência nos ambientes real e digital

A 3ª edição do Pause e Pense, tem como propósito fomentar uma cultura vinculada à perspectiva de que “Conviver é aprender: construindo relações saudáveis”, aconteceu no dia 12 de agosto. Durante a manhã, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM), participaram de uma conversa com o advogado Luciano Escobar, especializado em Direito Educacional e Privacidade e Proteção de Dados. A palestra ocorreu no auditório da UniRitter e contou com a mediação dos integrantes Grêmio Estudantil do João (GEJ) e do Conselho de Alunos (CA).

Os jovens participaram de momentos de troca e reflexão relacionadas à prevenção do bullying, do cyberbullying, das consequências e medidas de responsabilização e criminalização, a partir das diretrizes legais vinculadas às diferentes etapas da vida. O intuito dessa abordagem é esclarecer os limites nos ambientes real e digital, os impactos que o uso inadequado das redes sociais podem causar e esclarecer possíveis dúvidas relacionadas ao tema.

O advogado e palestrante retomou o histórico de bullying e seus marcos legais no RS e no Brasil. Ressaltou que hoje é muito fácil definir o que é bullying e cyberbullying, reiterando o que singulariza esses processos: atos de violência que se repetem, praticados por uma ou mais pessoas e em pares, ou seja, realizados entre estudantes, entre colegas de trabalho e nunca entre professor e estudante e nem o contrário. Luciano comentou também que, quando ocorrerem violências em níveis hierárquicos diferentes, será classificado como assédio e que todos os atos são considerados crimes, assim como o racismo.

O palestrante mostrou dados relacionados ao compartilhamento de vídeos e imagens nas redes sociais, a rapidez da disseminação e o que pode gerar na vida das pessoas caso esses materiais estejam relacionados à conteúdo com dados sensíveis ou difamatórios.

O Colégio destaca que o maior aprendizado de um momento como esse está em todo o processo vivido pelos jovens nesta manhã: o percurso até a UniRitter percebendo e sentindo o nosso entorno, a vivência de um encontro como coletivo de Escola em um momento ampliado de debate e estudo, a oportunidade de ouvir e considerar pontos de vista diferentes em sua formação, levantando críticas, pensando sobre suas aprendizagens, buscando convergências e divergências com sua visão de mundo e da vida.

No encerramento da palestra, os integrantes do Conselho de Alunos do Colégio fizeram perguntas, as quais foram previamente enviadas pelos estudantes e selecionadas pelo CA.

Enquanto isso, no Colégio João XXIII, os estudantes do 5º e 6º ano do EF participaram de atividades que problematizaram estereótipos de gênero e debateram questões históricas, pensando em como podemos nos colocar diante dessas pautas nos dias de hoje. As turmas do 5º ano tiveram um encontro com a psicóloga Joana Hennemann e com as professoras tutoras, no qual as crianças puderam trazer suas impressões sobre a temática. O 6º ano EF, junto com seus (suas) professores (as) participaram de uma dinâmica na qual debateram sobre o assunto e, a partir dele, iniciaram a construção de campanhas publicitárias, problematizando as diversas formas de abordar esse aspecto no contexto escolar.

Esses momentos têm como proposta pedagógica e educativa o respeito e a empatia. O incentivo à expressão de ideias e sentimentos de forma construtiva e responsiva no coletivo escolar são presentes. As atividades do Pause e Pense fazem parte de um projeto maior, trabalhado no decorrer do cotidiano escolar de forma orgânica e cuidadosa, com intervenções da comunidade.

Saiba mais sobre a palestrante Luciano Escobar:

Advogado de Direito Educacional, Privacidade e Proteção de Dados. Consultor e assessor jurídico de escolas particulares, auxilia na aplicação da Legislação Regulatória do Setor e sua repercussão na dinâmica da Gestão e Prática Pedagógica Escolar (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente,  Regulamentações originadas dos Conselhos Estaduais de Educação e do Ministério da Educação, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei do Autismo, Dislexia e TDAH, Leis Estadual e Federal de Combate ao Bullying, Educação Especial e Inclusiva, Identidade de Gênero, etc.). Formação e Conscientização de Estudantes na prevenção ao Bullying, Cyberbullying, Inclusão e Diversidade, Ética e Cidadania Digital, Segurança no Ambiente Digital, entre outros.

Para saber mais sobre o palestrante, clique aqui.

Por Renata Lages A. Eberhardt

Confira abaixo a cobertura fotográfica sobre a 3ª edição do Pause e Pense: