Dedicação à pesquisa científica se reflete no fortalecimento da caminhada acadêmica dos estudantes do João XXIII
Nossos estudantes tiveram seus trabalhos selecionados para o Espaço Jovem Cientista PUCRS e para o 20º Salão UFRGS Jovem. A apresentação na PUCRS ocorreu no dia 21 de outubro e contou com as seguintes pesquisas do Núcleo da Juventude:
- Tecnologias emergentes: impressão 3D de órgãos e novas possibilidades – Estudantes: Luana Karlinski Hertel, Mariana Oliveira Flores, Mel Scop Crestan e Pedro Fagundes Nunes.
- Impactos da enchente de maio de 2024 na saúde mental e no acesso à ajuda psicológica na região metropolitana de Porto Alegre – Estudantes: Amanda Fernandes Da Silva Martins, Giovana Soletti Vicari, Rafaela Lopes De Oliveira e Théo Flores Ferrari De Lima.
- Cisternas no Ambiente Escolar: uma alternativa sustentável para um saneamento mais que básico – Estudantes: Aléxia Mota, Leon Costa, Jasmin Chavannes e Mellany Ribeiro. Esses alunos representaram seu grupo da Conferência do Meio Ambiente.
No dia 22 de outubro, os estudantes do Núcleo da Infância e da Juventude apresentaram suas pesquisas no 20º Salão UFRGS Jovem, no Campus do Vale, em Porto Alegre. Foram 18 trabalhos selecionados para publicação e, destes, 3 estiveram presencialmente no evento que integra o 37º Salão de Iniciação Científica da UFRGS:
- João XXIII chama para a cura do mundo: 1º Congresso infantil sobre mudanças climáticas – Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano. Estudantes do 5º ano: Anna Elisa, Aurora, Beatriz, Bibiana, Joaquim Bottari, Joaquim Moreira, Julia Bloss, Lorenzo Ruschel, Pedro Henrique Calixto e Rafaela Borges.
- Os critérios para heteroidentificação utilizados para cotistas afrodescendentes na UFRGS são relevantes ou insuficientes? – Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias – Ensino Médio. Estudantes: Maria Luiza Vieira, Marina Costa e Nicolas Moraes. O trabalho foi apresentado para o Pró-Reitor de Ações Afirmativas e Equidade da UFRGS, Alan Alves Brito.
- Porto Alegre Submersa: Como a Infraestrutura e o Saneamento Influenciaram os Impactos das Enchentes de 2024 – Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Ensino Médio. Estudantes: Antônio Abarno, Gabiela Taminato, Laura Agostini, Laura Passos e Maria Eduarda.
Este reconhecimento é o reflexo do trabalho pedagógico realizado diariamente em sala de aula, que inspira, orienta e fortalece a caminhada acadêmica das nossas crianças e jovens. E, é motivo de orgulho para toda a nossa comunidade escolar, pois representa não apenas as potencialidades e o conhecimento dos estudantes, mas também a dedicação, o acompanhamento e o compromisso de todos os envolvidos nesse processo.
A presença cuidadosa dos professores-guias desses percursos de pesquisa e investigação, revela que a vivência acadêmica é um esforço compartilhado, que engaja e envolve estudantes e docentes.
Os jovens pesquisadores tiveram a oportunidade de falar sobre seus trabalhos nesse importante espaço de socialização de pesquisas e experiências, tirar dúvidas dos visitantes e compartilhar suas experiências e vivências na pesquisa.
Por Renata Lages A. Eberhardt
Confira nossos álbuns de fotos:
Grupos com trabalhos selecionados para publicação na UFRGS:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Salão UFRGS Jovem:
 
 
 
 
 
 
 
 
Espaço Jovem Cientista PUCRS:
 
 
 
 
 
 
 
 
 


































