Primeira ação do novo Núcleo de Formação aborda “Práticas Inclusivas” para Profissionais da Escola

Na manhã do último sábado (14), um grupo de trabalho composto pelas professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Psicologia, realizaram uma formação sobre “As Práticas Inclusivas do Colégio João XXIII” junto às equipes do Apoio Pedagógico e do Administrativo. O encontro apresentou um breve histórico do processo inclusivo no João.  As Professoras AEE relataram referências do trabalho da Escola e legislação. Foi abordada a importância das redes de apoio colaborativas com todos(as) Profissionais, além do acolhimento e diálogo por meio da reflexão sobre os desafios encontrados no cotidiano escolar.    

No segundo momento da manhã, os Profissionais foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de refletir e conversar sobre o conteúdo abordado, com objetivo de construir caminhos possíveis para qualificar as ações e atuações junto às crianças e jovens da nossa Escola. “Esses tempos e espaços são muito importantes dentro da nossa comunidade, pois essas trocas fortalecem nosso convívio e nossas relações. Sabemos que, além de uma postura antirracista, temos o compromisso enquanto sociedade, de assumirmos uma postura anticapacitista também”, afirmou Ianne.  

Ao final do encontro, as mães da Escola Alessandra Barbosa e Simone Flores, que estão à frente da Comissão João Inclusivo, contaram um pouco sobre o surgimento do coletivo, que conta com familiares de estudantes e com uma aluna do 8º ano.  

Profissionais do Apoio Pedagógico e Administrativo
Dadá encerrou o encontro lendo uma poesia autoral
Alessandra e Simone
As Professoras do AEE Anelise, Tamara e Mariana

Pular para o conteúdo