Na manhã do último sábado (14), um grupo de trabalho composto pelas professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Psicologia, realizaram uma formação sobre “As Práticas Inclusivas do Colégio João XXIII” junto às equipes do Apoio Pedagógico e do Administrativo. O encontro apresentou um breve histórico do processo inclusivo no João. As Professoras AEE relataram referências do trabalho da Escola e legislação. Foi abordada a importância das redes de apoio colaborativas com todos(as) Profissionais, além do acolhimento e diálogo por meio da reflexão sobre os desafios encontrados no cotidiano escolar.
No segundo momento da manhã, os Profissionais foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de refletir e conversar sobre o conteúdo abordado, com objetivo de construir caminhos possíveis para qualificar as ações e atuações junto às crianças e jovens da nossa Escola. “Esses tempos e espaços são muito importantes dentro da nossa comunidade, pois essas trocas fortalecem nosso convívio e nossas relações. Sabemos que, além de uma postura antirracista, temos o compromisso enquanto sociedade, de assumirmos uma postura anticapacitista também”, afirmou Ianne.
Ao final do encontro, as mães da Escola Alessandra Barbosa e Simone Flores, que estão à frente da Comissão João Inclusivo, contaram um pouco sobre o surgimento do coletivo, que conta com familiares de estudantes e com uma aluna do 8º ano.