
Para os estudantes do 8º ano, a arquitetura deste projeto contempla módulos obrigatórios, no primeiro e segundo semestre, que contemplam a escolha de Projetos Pessoais de Pesquisa. Será oportunizado um percurso de investigação científica – com foco no contexto e na intervenção/ação, com orientação de professores – guia nas Áreas de Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Essas vivências personalizam suas trajetórias escolares, potencializando e revelando a construção de identidades e saberes.
Áreas de Conhecimento e Professores-Guia:
8º ano – quinta-feira, das 13h30 às 15h10
- Área das Ciências Humanas – Professor Caetano – Sala 413
- Área das Ciências da Natureza – Professora Letícia – 416
- Área da Matemática – Professor Eduardo – Sala 414
- Área das Linguagens – Professora Thaynah – Sala 415
- Compartilhando o Projeto com as turmas: de 24 a 28 de março
- Apresentação do Projeto para todos(as) estudantes: 3 de abril
- Data de início e término: de 3 de abril a 12 de junho
Saiba mais sobre os Professores(as)-Guia:
Os novos modelos educacionais que fazem sentido hoje – mais ativos, criativos, personalizados, colaborativos, que desenvolvem competências amplas e um diálogo com os projetos de vida dos jovens – promovem a compreensão de novas possibilidades na docência.
A docência assume também a dimensão de curadoria de experiências de aprendizagem a partir de áreas de interesse dos jovens, desempenhando novos papéis em formas de ensinar e de aprender que se projetam mais personalizadas, integradas e híbridas.
Entende-se que cada vez mais os estudantes podem trilhar roteiros básicos de aprendizagem e cartografar projetos pessoais e colaborativos de investigação, tanto aprendendo entre si, como desenvolvendo competências cognitivas, pessoais e sociais.
O(A) professor(a)-guia destaca-se pelo acompanhamento e a mediação de percursos singulares de aprendizagem, que dialogam com as culturas juvenis.
8º ano – Etapas iniciais do Projeto:
3 de abril – Aula inaugural | Todas as turmas vivenciarão um momento para apresentação das diferentes áreas de conhecimento. |
10 de abril – Roda de conversa e indicação de temáticas e áreas de interesse | Momentos de troca e compartilhamento de áreas de interesse e preenchimento de formulário para indicação de temas, áreas e docentes. |
17 de abril – Formação dos grupos por Área de Conhecimento | Início do trabalho em grupos com estudantes de diferentes turmas, por área de conhecimento. No dia 16 de abril serão divulgadas as listas de estudantes e seus/suas professores(a)s-guia. |