Projeto do Ensino Médio debate custo de vida em Porto Alegre

Entre os dias 24 e 27 de novembro, aconteceu aqui no Colégio João XXIII a Jornada Cultural e Científica, que contou com diversos projetos incríveis, e um deles foi o “Que estilo de vida cabe no meu bolso?”, feito pelas turmas da 2ª série do Ensino Médio. 

O projeto foi idealizado pelo professor de Língua Inglesa, Matheus Fernandes de Moura,  em parceria com a professora de Matemática,  Maria Aparecida Hilzendeger, e o professor de Geografia, Artur Felipe Bergelt, e  propôs aos estudantes administrar o orçamento familiar.  Na matéria de Geografia, por exemplo, foram abordadas as diferenças de renda média  entre famílias de diferentes bairros em Porto Alegre.

Segundo o professor de Geografia Artur Felipe Bergelt, o trabalho foi extremamente importante, pois  nesta série se trabalha demografia (estudos de população) e urbanização. “Consegui com o trabalho desenvolver alguns conceitos importantes e dinâmicas urbanas que certamente auxiliaram os estudantes na montagem dos perfis de gastos das famílias”, ele salienta. 

O objetivo principal deste trabalho, foi mostrar para os estudantes como funciona um orçamento familiar, independente dos perfis de famílias e dos rendimentos de cada uma. Grande parte dos estudantes acabam não percebendo, ou, muitas vezes, não sabem quanto uma família gasta por mês com aluguel, conta de água, luz, entre outras despesas. 

A primeira etapa foi um start do projeto, que consistiu em uma mini-gincana, com perguntas relacionadas a dinheiro e estilo de vida. Depois, foi a vez da parte prática, em que cada grupo recebeu um perfil de família e uma faixa de renda, e com essas informações os grupos deveriam montar um orçamento doméstico. 

Esse orçamento foi montado a partir de uma caderneta que cada estudante recebeu. Na primeira parte da caderneta, eles incluíram o orçamento doméstico da sua família, e na segunda parte , o orçamento criado para as famílias fictícias. 

Por fim, cada grupo apresentou o orçamento montado para o restante da turma, momento em que debateram sobre custo de vida em Porto Alegre,  como explicou o professor Artur Felipe Bergelt.

Além de ser uma forma de tornar os estudantes mais conscientes sobre como é administrar um orçamento familiar para se prepararem para o futuro, o trabalho já está em conformidade com o novo Ensino Médio, pois trata-se de um projeto que envolve as famílias dos estudantes e foi realizado de forma multidisciplinar, como um tema gerador. 

Pular para o conteúdo