Projeto IncluIR: Colégio João XXIII incentiva desenvolvimento de habilidades de vida diária dos estudantes público-alvo da educação especial

No dia 3 de julho, cinco estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participaram do Projeto IncluIR, focado no desenvolvimento de habilidades de vida diária, mobilidade e apropriação dos espaços urbanos. A saída de campo envolveu auxiliares de classe, a Professora do AEE, Anelise Tolotti, e a Orientadora Educacional, Débora Schmidt. O grupo de estudantes chamou um carro de aplicativo para ir ao supermercado realizar a compra de ingredientes, a fim de preparar um bolo que será oferecido para as famílias na reunião sobre os processos inclusivos da Escola.

A iniciativa, inédita no João, foi muito bem-vinda pelos jovens. “Eu amei fazer este passeio, estou ansiosa pelo próximo”, comemorou a estudante Ana Heloísa.

“No Ensino Médio, a proposta de acompanhamento é focada no desenvolvimento de competências acadêmicas e no desenvolvimento das habilidades funcionais, pensando na construção da autonomia frente às demandas da vida social e profissional”, explicou Anelise.

Para chamar o carro pelo aplicativo, os estudantes foram recebendo orientações referentes ao valor da tarifa e ao modelo e placa do veículo. Chegando ao mercado, eles se dividiram em duplas para selecionar os itens devidamente listados. Para alguns, a experiência foi inédita, já que eles fizeram as compras sem os familiares. “Podemos levar este aqui, caso nosso bolo não dê certo”, brincou Anita, apontando para um bolo de pacote de mistura para bolo e arrancando risada de todos.

Depois de selecionar os ingredientes no carrinho, o grupo se dirigiu ao caixa para pagar as compras. Claro que eles também escolheram itens para consumo próprio: chocolate e balas. A saída terá repercussão em sala de aula, pois os estudantes foram orientados a guardarem as notas fiscais para trabalhar os valores monetários em sala de aula com os professores de Matemática.

Ao final do encontro, sobrou um tempinho para fazer um lanche na cafeteria ao lado do supermercado. “Para onde será nossa próxima saída de campo?”, perguntou a Orientadora Educacional, que recebeu imediata resposta: “Que tal irmos ao cinema?”. A sugestão foi feita, e agora, a Equipe Pedagógica irá agendar o próximo encontro dos estudantes fora da Escola.

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças, e não com as igualdades.” – Paulo Freire