O ingresso da nossa Festa Junina sempre foi 1kg de alimento, que era destinado a instituições escolhidas pela Comissão da Festa Junina, composta por Profissionais, estudantes e famílias. Neste ano, em razão das enchentes, a Comissão optou por percorrer um processo inverso. Contatamos quatro instituições e fizemos um levantamento de quais itens estavam precisando. Com base nas respostas, elaboramos um novo formato de arrecadação, que servirá como ingresso para a nossa Festa Junina, marcada para o dia 22/06.
Embalada pelo espírito solidário que envolve todo o RS, ela terá como foco o apadrinhamento de quatro instituições que estão fazendo a diferença para os atingidos pela enchente: Associação de Mulheres Solidárias da Grande Cruzeiro (Assmusol), Associação 101 Vira-Latas, Escola Estadual Décio Martins Costa e Odabá Afroempreendedorismo.
Além disso, no dia da nossa Festa Junina, contaremos com a presença da Cozinha Solidária, que venderá pinhão e quentão, e das comunidades Kaingang – que já participa de nossa Feira Orgânica semanal – e Guarani, que irão expor seu artesanato. A venda destes insumos ficará integralmente para a cozinha solidária e as comunidades indígenas.
Como vai funcionar?
A comissão dividiu entre os anos-séries os itens que as instituições sinalizaram como mais necessários no momento. Veja de que forma você pode contribuir e participar da nossa comemoração junina:
- CBB aos Níveis: 101 Vira-latas – Ração, camas para pet e cobertinhas.
- 1° ao 4° Ano: Escola Estadual Décio Martins Costa – folhas de ofício, papel pardo, papel higiênico e detergente.
- 5° ao 8° Ano: Assmusol – Alimentos – arroz, massa, feijão, farinha de trigo, açúcar e óleo.
- 9° Ano ao EM: Odabá Afroempreendedorismo – Óleo, açúcar, feijão, sardinha ou atum (lata), farinha de trigo, farinha de milho, molho de tomate (sachê), kit xampu e condicionador, água sanitária, esponja, luva, desinfetante, vassoura e rodo.
Os itens devem ser trazidos somente no dia da festa, servindo como seu ingresso.
E para quem não é da comunidade escolar?
O ingresso para a Festa será 1kg de alimento não perecível. Convidamos, também, a trazer os itens citados e pedidos pelas instituições: óleo, açúcar, feijão, sardinha ou atum (lata), farinha de trigo, farinha de milho, molho de tomate (sachê), arroz e massa.
*Matéria atualizada em 18/06/2024, às 13h08.