O evento tem como diferencial a proposição de um percurso reflexivo para professores de Educação Básica, na perspectiva de formação continuada, e para estudantes de cursos de Licenciatura, na dimensão da formação inicial. A relevância dos temas em debate dialoga com a construção de um projeto político pedagógico que problematiza a construção de experiências de aprendizagem para as Infâncias e as Juventudes; a efetivação de uma Escola Antirracista, que propõe uma Educação para as Relações Étnico-Raciais; as reflexões sobre os desafios e as possibilidades da Educação Inclusiva para PCDs, entendendo que todos têm o direito de aprender; as práticas que debatem sobre a Diversidade, Gênero e Sexualidade; a Convivência nas Escolas, o Bullying, o Cyberbullying, a Violência e ações de enfrentamento e formação na dimensão da ética nas relações.
Cabe salientar que, tão importante quanto os docentes convidados, serão as mesas que acontecerão ao longo de um dia de estudo na Escola. Os docentes e profissionais da Escola inscreverão suas práticas para compartilharem narrativas do seu trabalho aos inscritos, inclusive com a participação de estudantes. Será um dia para adentrar no cotidiano da sala de aula, conhecer as pesquisas docentes construídas dentro do seu próprio fazer, um potente encontro entre pares – de docente para docente. Nossa Escola possui hoje uma Equipe de Apoio com estudantes de Licenciaturas em todas as salas de aula, da Classe Bebê ao Ensino Médio. Eles serão encorajados a participar junto aos professores que acompanham e também como ouvintes, conhecendo as práticas.
As Famílias e os(as) Estudantes do Colégio serão convidados pelos Docentes e Profissionais para participações especiais, trazendo as diferentes vozes que ecoam em uma escola comunitária. Serão organizados horários para os relatos de práticas durante este dia, possibilitando aos inscritos conhecerem diferentes experiências educacionais. Os resumos dos trabalhos apresentados serão organizados em uma publicação dos Anais do Evento.