Ao completar 60 anos, a Fundação Educacional João XXIII reafirma a sua história e princípios, por meio da retomada do seu Núcleo de Formação Docente. O Colégio, fundado por professores em plena ditadura, tem um legado na construção de uma escola democrática e de centros de formação no cenário do RS, tais como o Setrein (de 1971 a 1999) e o Cetrein (de 2008 a 2019).
Ao reprojetar um Núcleo de Formação, assumimos a centralidade que tal aspecto tem no desenvolvimento profissional docente e na projeção de ações em prol do percurso de aprendizagem dos profissionais da Educação. Concebemos a formação como a construção compartilhada de uma Escola que reflete, propõe e constrói tempos e espaços para a tomada de consciência do fazer de seus educadores. Como uma Escola, compreendemos a relevância de uma postura colaborativa e propositiva de ações formativas na comunidade em que estamos inseridos.
O Seminário de Educação objetiva a construção de um evento de formação profissional, acadêmico e científico, por meio do aprofundamento de eixos temáticos que se conectam com a trajetória humanista e progressista da Escola, reafirmando sua proposta política pedagógica de vanguarda: comunitária, filantrópica, antirracista e inclusiva. A partir de uma curadoria de convidados nacionais e internacionais e da apresentação de práticas de sala de aula, fomentando a pesquisa no cotidiano docente, serão propostas reflexões que dialogam a perspectiva de pensar sobre como podemos (re)construir a Escola, compreendendo a ideia de reparação como um compromisso com a (re)construção da democracia em nosso país. O público-alvo do Seminário são professores da Educação Básica e docentes e discentes de cursos de Licenciatura de todo Brasil. O Seminário será marcado pelo lançamento da primeira edição da Revista do Núcleo de Formação do Colégio João XXIII, com o propósito de fomentar a pesquisa e a produção acadêmica docente.