Todo ano as eleições dos representantes de turma movimentam os jovens de 6º ano ao Ensino Médio, seja na organização da candidatura, seja na votação durante o período eleitoral. Neste sentido, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE -RS) irá oferecer um ciclo de palestras de incentivo às lideranças juvenis e, também, o empréstimo das urnas eletrônicas, para que os estudantes possam escolher quem serão os representantes de cada turma, compondo o Conselho de Alunos em 2022. As Urnas terão os nomes dos candidatos e suas respectivas fotos.
A Orientadora Educacional, Fabiana Catalani, explica que nas últimas semanas os tutores e as Orientadoras conversaram com os estudantes sobre a responsabilidade que cada turma terá para escolher a dupla que, através do Conselho de Alunos, será introduzida na esfera decisória e representativa da Comunidade Escolar.
“Os estudantes do Colégio João XXIII estão em processo de construção de plataformas para candidaturas à representação de turma. Nesta perspectiva, as ações do TRE colaboram ao dar significado e importância à representatividade dos estudantes nas discussões, nas decisões e em diferentes instâncias da Escola, exercendo assim a cidadania e a democracia”, salienta.
As palestras propostas pelo TRE-RS contemplam reflexões sobre o Programa Lideranças do Futuro. No eixo temático de cidadania e democracia, a palestra será sobre “Papo Cidadania”; sobre o enfrentamento à desinformação, a palestra leva o nome de “Me engana que eu Posto”; sobre o eixo de mulheres na política, as discussões se darão sob o título “Mais Gurias na Política”; e sobre a segurança do processo eleitoral com a urna eletrônica, o título será “Desvendando o Voto”.
Os horários e turnos das discussões contemplam todo o Núcleo da Juventude, para que os jovens possam votar com responsabilidade e segurança. No dia 27/04, quarta-feira às 8h30, as turmas de 2ª e 3° série do Ensino Médio, terão um encontro com o TRE-RS; e, na segunda-feira, 02/05, às 8h30, assistem as palestras as turmas de 6º e 7º ano; às 10h40 é a vez das turmas de 8º e 9º ano; na parte da tarde às 13h30, as turmas de 1ª série.
A Orientadora explica ainda que, para se candidatar, os estudantes devem formar chapas em duplas, montar uma plataforma (propostas) e entregá-la para o tutor/a e a Orientação Educacional. Após, os candidatos apresentam suas plataformas aos demais colegas. Depois se dá a eleição, cujo voto é obrigatório entre os estudantes.
“As eleições para Representantes de turma são uma oportunidade de vivenciar o exercício à cidadania, o direito ao voto, especialmente em ano de eleições”, finaliza Fabiana Catalani.