Turma 3F estuda logotipos e mergulha nos estudos dos que já foram utilizados ao longo dos 60 Anos da Escola

Foi pelo interesse do aluno Daniel, que tem hiperfoco em logotipos, que a Professora Maria Paula Juchem, ao lado do estagiário José Gustavo, preparou um percurso de pesquisa para trilhar com as crianças: história e função social dos logotipos. Nas atividades, foram analisados artistas visuais que usam logotipos como crítica social e como ferramenta de letramento, além de realizada a criação de um logotipo por aluno, um logotipo por turma e impressão desses no formato de adesivos, com a ideia de que essa identidade visual acompanhe a turma por um tempo. O estudo, que virou o projeto deste semestre, proporcionou um encontro com a Auxiliar de Comunicação, Débora Souza, responsável pela criação dos selos comemorativos dos 60 anos do João.

Pesquisa de campo com turma dos Níveis

Os(As) alunos(as) da turma 3F desenharam alguns logotipos e levaram para a turminha do Nível B, da Professora Clara e dos Auxiliares Luana e Betinho. A integração tinha um propósito: verificar se realmente os logos conseguem cumprir a função social de letramento. “Foi uma pesquisa quantitativa. Anotamos o número de crianças entrevistadas, a quantidade delas que identificou os logotipos (mesmo sem saber ler e escrever) e quais deles foram identificados. Depois, escrevemos juntos as nossas conclusões sobre essa primeira pesquisa de campo”, explica Paula.

Dentro do projeto, as crianças ainda receberam a visita do estudante Pedro Risse, de Artes Visuais da UFRGS, que trouxe dois artistas – um deles, porto-alegrense – e usa os logos como crítica social.

Saiba mais sobre o atual logo do Colégio João XXIII

O atual logotipo do João foi desenhado em 2005. O globo foi escolhido para posicionar a Escola com uma perspectiva voltada para o mundo, com todas as suas vivências sociais e culturais da época.

Encontro da turma 3F com a NB, que estava pesquisando sobre criação de um logotipo para a “lojinha Pet” que as crianças dos Níveis construíram na sala.
Pular para o conteúdo