A figura humana na Arte é o foco de estudo do Sétimo Ano do Colégio João XXIII

Luciana Pacheco, professora de Arte do 6º ao 8º ano, propõe a primeira atividade do ano, intitulada “Corpo e forma – criação da capa para o portfólio de estudo da figura humana”, com as turmas de Sétimo Ano.

Segundo a Professora de Arte, Luciana Pacheco, a figura humana sempre foi um dos grandes elementos explorados nas mais diversas composições e linguagens ao longo de toda a História da Arte. Desde a pré-história, inúmeros artistas, dentro de todos os períodos, tiveram a figura humana como o principal foco de representação. Por essa razão, o tema “Corpo e forma” foi a base das atividades da última semana propostas para as turmas de Sétimo Ano do Colégio João XXIII. As aulas da instituição estão acontecendo somente na modalidade on-line.

“Buscamos, no sétimo ano, conhecer a variedade na representação da figura humana em cada período, fazendo a leitura de imagens em obras de arte e buscando identificar suas características e a iconografia de cada período. Neste ano, iremos conhecer possibilidades de representação da figura humana como forma de explorar este elemento em atividades criativas, sejam elas através do desenho, colagem, pintura, fotografia, entre outros”, salienta Luciana Pacheco.

O desafio proposto aos estudantes era criar uma composição visual com o desenho da figura humana como elemento criativo, representado pela silhueta do corpo humano, numa boa relação figuras/fundo.  Para o fundo desta obra, a proposta é trabalhar com o abstracionismo geométrico. Usando para completar esta composição os elementos da linguagem visual trabalhados no sexto ano, como linha, forma, cor, textura, sombreado.

A proposta de trabalho era “além do fundo abstrato, lembrar que o nome fará parte do trabalho através do desenho das letras, o qual deve interagir com o restante da composição.  A técnica da atividade deve ser mista, aliando o desenho com a colagem”, finaliza a professora.

Abaixo fotos dos trabalhos das turmas de sétimo ano.

Total
0
Share
Rolar para cima