Famílias interessadas em matrículas no Colégio João XXIII podem agendar visitas.

A Escola disponibiliza, em diferentes momentos do ano letivo, agendamentos com o propósito de apresentação da história do Colégio, dos seus princípios e da sua proposta pedagógica, acolhendo também outras questões de interesse das famílias. Neste primeiro momento, integrantes da Equipe Técnica – Coordenação Pedagógica e/ou Orientação Educacional – e da Secretaria Escolar realizam o acolhimento. Para organizarmos o encontro, é necessário preencher o formulário abaixo. Após o preenchimento entraremos em contato.

Conheça algumas das marcas do Núcleo da Infância e da Juventude e do trabalho nas diferentes etapas do desenvolvimento.

Educação Infantil

Assumindo um compromisso ético com a primeira infância, buscamos promover contextos de experiências que valorizem a ludicidade e a significatividade do vivido por crianças de 0 a 6 anos, enquanto coprotagonistas na construção de suas identidades, do conhecimento e da cultura.

Em espaços e tempos cuidadosamente planejados, a organização dos grupos na Educação Infantil tem como premissa a abordagem multi-idade: um conjunto singular e inovador de escolhas curriculares baseadas na convivência entre crianças de idades mistas, privilegiando a interação entre níveis de desenvolvimentos semelhantes e diferentes como fator de promoção da aprendizagem e da capacidade de se relacionar.

Em uma perspectiva integradora do cuidar e educar, legitimamos a ideia de uma Escola aberta ao universo fantástico das crianças.


Ensino Fundamental – Anos Inicias (1° ao 5° ano)

Promovemos um ambiente de aprendizagens significativas através de uma Pedagogia da Infância que não dissocia o cuidar do educar, nem o brincar do aprender. A curiosidade, a pesquisa e a invenção impulsionam projetos e experiências compartilhadas.

Nessa perspectiva, concebemos um currículo integrado e integrador de saberes, linguagens, culturas e afetos, numa relação significativa entre o que emerge da vida e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural e humano.

Ao longo dessa etapa, a construção e a consolidação dos processos de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento ampliam as possibilidades de compreensão e expressão do mundo pelas crianças.

Veja os vídeos sobre as atividades do 1º Ano:

Ensino Fundamental – Anos Finais (6° ao 9° ano)

Compreendendo a complexidade dos tempos do adolescer e os jovens como sujeitos em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias próprias, possibilitamos vivências curriculares capazes de acolher e promover suas subjetividades e culturas juvenis.

Como marcas desse tempo da vida está a crescente capacidade de coordenar diferentes pontos de vista, ampliando-se os vínculos sociais, os laços afetivos e as possibilidades intelectuais, o que resulta na capacidade de construções lógicas cada vez mais complexas. Dessa forma, são múltiplas as experiências em prol do protagonismo juvenil, através de um currículo que oportuniza o desenvolvimento das capacidades de reflexão, proposição e ação, essenciais para o exercício da autonomia. A prática educativa abrange desafios de maior complexidade, tendo em vista não só a possibilidade de apropriação das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas, mas também as construções e sistematizações em campos específicos do conhecimento.

Ao projetarmos uma proposta pedagógica para e com os jovens, tornam-se norteadores os direitos humanos, que desnaturalizam qualquer forma de violência nas sociedades contemporâneas, o valor da interação entre pares, a construção de identidades e projetos de vida, o desenvolvimento da ética e de atitudes solidárias e a atribuição de sentido aos estudos por meio de um diálogo crítico com o contexto social e histórico.


Ensino Médio

Em 2022, iniciamos um novo projeto de Ensino Médio que será gradativamente implementado ao longo dos próximos três anos. Nessa nova arquitetura curricular, entendemos que é fundamental associar as práticas pedagógicas aos sujeitos jovens, que têm muito a dizer de si, de seus sonhos, suas indagações e projetos de vida. Temos como objetivo o desenvolvimento de uma educação emancipadora, que incorpora novas dimensões do conhecimento, promove interpretações sistematizadas das experiências sociais e históricas e valoriza as questões que partem das vivências, incorporando-as ao currículo das áreas de conhecimento e entendendo que o saber significativo é relacionado à vida que pulsa. A formação no Ensino Médio consiste no aprofundamento e consolidação de conhecimentos, procedimentos e atitudes que possibilitem aos jovens atuarem como protagonistas do hoje e do amanhã.

Reconhecemos essa etapa como não preparatória para outra, mas como constituinte da vida que se integra ao percurso vivido até aqui, conectando-se com o futuro e suas múltiplas possibilidades. Uma marca importante dessa etapa do desenvolvimento articula-se em considerar as culturas juvenis, compreendendo-as e reconhecendo os jovens como participantes ativos da sociedade cosmopolita e planetária na qual estão inseridos.

Nessa perspectiva, promovemos um currículo constituído pela Formação Geral Básica – que corresponde às aprendizagens essenciais vinculadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular – e pelos Itinerários Formativos nas quatro áreas do conhecimento, que são de livre escolha e que dialogam com os interesses de nossos estudantes.