Colégio João XXIII lança projeto que oferece bolsas parciais para estudantes negros ou indígenas a partir de 2023

Em uma iniciativa inédita no Estado do Rio Grande do Sul, o Colégio João XXIII, pautado por suas políticas antirracistas e com o intuito de promover a maior diversidade étnico-racial em sua comunidade escolar, inicia o processo seletivo de concessão de bolsas de estudo para alunos novos, para o ano letivo de 2023, no percentual de 50% das mensalidades do respectivo ano/série, a estudantes negros(as)  – pretos(as) ou pardos(as) – ou indígenas. A bolsa de estudo refere-se às mensalidades escolares do período letivo do ano que vem e será reavaliada anualmente. 

O Projeto João de todas as Cores garante a concessão de até 36 bolsas parciais para alunos novos, para o ano de 2023, podendo haver chamada posterior de alunos selecionados para o cadastro reserva, a critério da Fundação Educacional João XXIII, a depender da alteração da disponibilidade de vagas nos respectivos anos/séries. 

Como participar? 

A família interessada na bolsa do Projeto João de todas as Cores deve ler o edital, preencher a ficha de inscrição online (clique aqui), fazer a autodeclaração de cor/raça/etnia negra (preta ou parda) ou indígena e apresentar os documentos requeridos para inscrição, conforme consta no edital. A entrega dos documentos deve ser feita no período de 21 de novembro a 09 de dezembro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, presencialmente, na Secretaria da Fundação. 

Posteriormente, será agendada uma entrevista da família com a Comissão de Heteroidentificação, a ser realizada até o dia 14 de dezembro de 2022, para verificação do atendimento, pelo(a) candidato(a) autodeclarado(a) preto(a) ou pardo(a), aos critérios fenotípicos negroides que o levem à percepção social como negro(a). 

A lista dos candidatos selecionados será publicada no site do Colégio João XXIII no dia 16 de dezembro de 2022, às 18h. No caso de haver mais inscrições homologadas para um determinado ano/série do que o respectivo número de vagas, será utilizada como critério de priorização/classificação a renda familiar bruta per capita dos(as) candidatos(as) desse ano/série, calculada por meio dos documentos comprobatórios de grupo familiar e renda, conforme especificado no edital. 

Os candidatos selecionados deverão entrar em contato com a Secretaria Escolar para agendamento de matrículas, no período de 19 a 30 de dezembro de 2022. A efetivação de matrícula se dará quando houver a formalização da concessão da bolsa de estudo, com a assinatura de documento de prestação de serviços. Neste ato, poderão ser solicitados outros documentos pela instituição de ensino.

Em caso de haver vagas remanescentes deste edital, ou de surgirem novas vagas para 2023, um novo edital poderá ser publicado na primeira quinzena de janeiro.

Telefone: (51) 32355000

WhatsApp da Secretaria da Fundação: (51) 99183-9717

Anexos:

Link para a ficha de inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=a3GHzepBAUWjRsjILzTwiTPjHDPI2vJLrR2qaV9FaplUMDI0VDdRVjZQWklESzhHRUQ0MENDWllZOC4u

Total
64
Share